A Arquidiocese, a Deputação Provincial e o Conselho de Fomento de Burgos assinaram um acordo pelo que serão destinados até 2007 mais de um milhão 200 mil euros na reabilitação de templos e ermidas da província, uma das mais ricas em arquitetura religiosa na Espanha.

Ao referir-se à grande quantidade de solicitudes de reabilitação que recebe a arquidiocese de Burgos, seu Arcebispo, Dom Francisco Gil Hellín, assegurou que nos povos da província, "onde não há dois Igrejas é porque há três, por isso o esgotamento é grande".

As ações a realizar fazem parte do programa “Arquitetura” da Junta de Castilla e León, que tem como objetivo manutenção do patrimônio histórico-artístico da região não catalogado como monumento.

O convênio entre os organismos dessa cidade contempla também, a contribuição da Administração regional e a Deputação, uma contribuição das paróquias afetadas e das prefeituras nos que se localizam, que têm que comprometer-se em sua solicitude a financiar não menos de um terço do custo total das obras.

A maioria dos casos são obras de manutenção tais como a consolidação de abóbadas, eliminação de gretas nos muros e reparação de cobertas.

Maior segurança

Sobre algumas medidas de segurança como os alarmes que estão sendo instaladas em distintos povos para evitar os roubos, o Arcebispo considerou que para que sejam eficazes têm que estar ligadas com centros da Guarda Civil, pois são escassos os que as ouvem devido ao despovoamento "em especial em algumas datas do ano".

Por sua parte, o conselheiro de Fomento, Antonio Silván, recordou que o convênio previsto para a colaboração institucional em dotar de maior segurança às Igrejas da província, se assinará em breve. Para tal efeito, se elaborará um inventário do Patrimônio da arquidiocese.