O Bispo italiano de Civita Castellana, Dom Romano Rossi, retirou como pároco o Pe. Emanuele Moscatelli, sacerdote que recentemente presidiu uma união civil entre duas mulheres na prefeitura da pequena cidade de Sant'Oreste, localizada perto de Viterbo.

O anúncio foi feito por Dom Rossi durante a celebração da Missa dominical, em 19 de julho, na paróquia de São Lourenço Mártir, e indicou que um novo pároco chegará em breve.

Essa eucaristia foi concelebrada pelo Pe. Emanuele, que naquele mesmo dia foi morar com a sua família e, em breve, começará um período de reflexão e oração fora da diocese.

Em uma carta dirigida aos sacerdotes da diocese, Dom Romano Rossi descreveu que se encontrou com Pe. Emanuele na terça-feira, 14 de julho, depois que o sacerdote presidiu a união civil entre as duas mulheres no sábado, 11 de julho, na prefeitura.

O Prelado assinalou na carta que na primeira semana ele preferiu tratar o caso "com extrema discrição" e que, no encontro com o presbítero, eles concordaram "pacificamente" que era apropriado "que faça um período de reflexão para recuperar a clareza e a alegria de seu ministério presbiteral”.

Por sua vez, Pe. Emanuele expressou "sua total confiança na Igreja como mãe e no bispo, além da plena disponibilidade para o itinerário que lhe será proposto", indicou Dom Rossi na carta.

“Para nós, é importante a clareza sobre um plano doutrinário, comunhão sobre um plano pastoral, atenção clara e dedicada aos irmãos em dificuldade”, destacou o bispo de Civita Castellana.

No próximo domingo, 26 de julho, Dom Romano Rossi apresentará o Pe. Mario Maniero como administrador paroquial e representante legal da comunidade de Sant’Oreste.

No próximo domingo, 26 de julho, o bispo Romano Rossi apresentará o Pe. Mario Maniero como administrador paroquial e representante legal da comunidade Sant'Oreste.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: