O Arcebispo de Santo Antonio, Dom José Gómez, recordou aos homens e mulheres que perderam suas vidas durante a passagem do furacão Katrina por tratar de salvar a seus irmãos.

“Quando passou o Katrina sobre as cidades e sobre as pessoas de Mississippi, Alabama e Louisiana, parecia que a única voz que se ouvia era o estrepitoso vento e o pranto humano que clamava por ajuda”, mas também “estava Deus nos atos heróicos dos homens”, indicou.

Dom Gómez afirmou que “Deus estava na mãe temerosa que só pensava em proteger os seus filhos. Deus estava nos atos heróicos dos homens que arriscaram suas vidas, alguns as perderam, para salvar aqueles a quem amava e também aos que quase não conheciam”.

Segundo o Arcebispo de Santo Antonio, “Deus estava verdadeiramente presente durante a passagem do Katrina, inclusive na escuridão, nos permitindo ver quão frágil é a vida, e como, quando a tormenta se acalma, tudo o que ficava era Ele e os uns para os outros”.

O Prelado destacou que “durante a devastação do Katrina, Deus não estava em silêncio. Sua voz se escutou nas palavras de boas-vindas, abraços e trabalho duro de literalmente milhares de pessoas envolvidas na recomposição das vidas dos evacuados”.

 “Hoje –escreveu o Arcebispo– inclusive com nossos modestos meios vimos como milagrosamente começa a sarar tudo, enquanto ouvimos a voz de Deus, que lhes deu tanto a nossos irmãos e irmãs que sofreram na passagem do Katrina. Também fomos as mãos de Deus já que alimentamos aos famintos, temos dado refúgio aos desamparados e confortado aos que perderam algum amigo”.

Ao referir-se à acolhida que Santo Antonio, Texas –e muitos outros lugares do país– brinda aos deslocados, Dom Gómez manifestou que “os evacuados se converteram em nossos vizinhos. Como comunidade, devemos assegurar que continuemos nosso trabalho. Deus começou na debilidade desta terrível calamidade. Não podemos permitir que este momento de graça, esta oportunidade para acolher o amor de Deus, sejam colocados a um lado como se fossem notícias velhas”. 

“Os pobres e os que sofrem estão aqui, inclusive quando  as câmaras de televisão não estão. Façamos ouvir a voz de Deus, inclusive quando as necessidades dos mais carentesestejam escondidas na monotonia do amanhã”, finalizou.