A catedral gótica de São Pedro e São Paulo de Nantes, norte da França, foi gravemente danificada por um incêndio que teve início pouco antes das 8h (horário local).

O fogo surgiu no interior desta catedral, que começou a ser construída no século XV, por causas desconhecidas, embora a promotoria francesa não descarte que tenha sido intencional.

De fato, confirmou-se que o fogo teve três focos iniciais diferentes, um indício de que o incêndio não foi fruto do acaso. De qualquer forma, deve-se esperar que o fogo seja completamente extinto para que os bombeiros possam acessar o interior do templo e uma primeira análise possa ser feita para lançar novas pistas sobre as causas.

A rápida atuação dos bombeiros impediu que o incêndio causasse danos irreversíveis, embora tenham sido dados por perdidos o órgão e inúmeras obras de arte. Além disso, teme-se que o fogo esteja afetando a estrutura interna do templo, pois as chamas se concentraram na nave central.

Nos vídeos que circulam na internet, é possível observar grandes chamas surgindo do interior da catedral através da rosácea e das janelas da fachada, cujos vitrais foram destruídos.

Dom Michel Aupetit, Arcebispo de Paris, afirmou em uma mensagem publicada em seu perfil da rede social Twitter que “uma catedral incendiada é uma experiência que desejaríamos não ter vivido novamente”.

“Agradeço de coração aos bombeiros que, de novo, demonstraram sua coragem e rezamos por eles, assim como por todos os que, em Nantes, católicos ou não, se sentem afetados por este novo drama”.

Este incêndio acontece pouco mais de um ano depois do incêndio que também atingiu gravemente a emblemática catedral de Notre Dame de Paris, em abril de 2019. Assim como naquela ocasião, o valor religioso e patrimonial desta catedral é imenso e sua perda seria irreparável.

Esta catedral já havia sofrido vários danos durante a Segunda Guerra Mundial, em um bombardeio em 1944. Também em 1972, um incêndio destruiu o telhado da catedral.

A pedra fundamental deste edifício foi colocada em 1434 e sua construção durou até 1891. Embora responda a vários estilos arquitetônicos, a catedral de Nantes é considerada um dos maiores expoentes da arquitetura gótica flamejante.

Confira também: