Neste dia 16 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo, as igrejas de Goiânia (GO) tocarão seus sinos, convidando todos a rezarem por aqueles que foram afetados pela pandemia de Covid-19.

A iniciativa ocorre às 15h desta quinta-feira, a fim de suplicar “a Deus o conforto para os familiares e a felicidade eterna para os falecidos”, afirma o site da Arquidiocese de Goiânia.

Além do badalar dos sinos, cinco minutos depois haverá um momento de oração do Terço da Misericórdia e homenagem aos que partiram na esperança da ressurreição. O terço será conduzido pelo Bispo Auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes, direto do Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição, em Trindade (GO), e será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese.

“A expectativa é de que as paróquias e comunidades que possuem os sinos acolham este chamamento à solidariedade e à oração. Que os sacerdotes e fiéis, neste dia, elevem suas orações em sufrágios das almas dos falecidos e supliquem o conforto das famílias enlutadas”, declarou o Prelado, ressaltando que “as paróquias que não tiverem os sinos poderão reproduzir os sons deles por seu sistema de áudio”.

Dom Arantes explicou ainda que o dia de Nossa Senhora do Carmo foi escolhido para promover esta iniciativa pois esta devoção “está ligada à busca dos eremitas por oração, que se dirigiram ao Monte Carmelo, na Terra Santa”.

“A oração é um meio eficaz de colaborarmos não somente com a conversão, mas também com a transformação da realidade. E esta pandemia nos chama de forma especial à oração como meio de apoiar os esforços médicos, as iniciativas governamentais, confortar as famílias que sofrem, suplicar a cura dos enfermos e a salvação dos que partiram”, acrescentou.

A iniciativa faz parte do Projeto Somos Um, que “tem em sua essência a busca pela unidade na ação de cuidado com a vida que a Igreja Arquidiocesana realiza através de suas paróquias, de seus sacerdotes, de seus fiéis”, pontuou.

De acordo com o Bispo, “o projeto procura integrar as diversas frentes de evangelização por meio da ação social e caritativa, apoiando cada ação nas paróquias e incrementando ainda mais aquilo que já acontece, para fazermos, como lembra o Papa, ‘mais e melhor’”.

Para acompanhar a iniciativa, é possível acessar o Facebook ou o Youtube da Arquidiocese de Goiânia.

Confira também: