Na quarta-feira passada, 15 de julho, dia em que a Igreja celebra São Boaventura, o Papa Francisco concedeu o título de Basílica Menor à Missão São Boaventura, na Califórnia (Estados Unidos), que é a última das fundações missionárias criadas por São Junípero Serra.

O Arcebispo de Los Angeles e Presidente dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom José Gomez, anunciou que o Santo Padre concedeu o título de Basílica Menor à Missão localizada na 211 East Main Street, em Ventura, Califórnia.

Dom Gomez indicou que o reconhecimento da missão como uma basílica mostra que naquele local os pecadores se tornaram santos, a misericórdia do Senhor foi proclamada e "o Reino de Deus cresceu".

“Quando o Papa designa uma basílica, significa que é terra santa. Aqui algo belo e importante aconteceu na história da salvação", acrescentou.

O título de Basílica Menor é concedido às igrejas em todo o mundo para denotar uma importância particular na vida litúrgica e pastoral e um relacionamento mais próximo com o Papa. O título de Basílica Maior é reservado para as igrejas em Roma.

"Em nome de nossos fiéis, estou muito agradecido a Sua Santidade, o Papa Francisco, por esse reconhecimento e ao Arcebispo Gómez por seu apoio inabalável a esta petição que começou em 2014", disse o pároco da Missão São Boaventura, Pe. Thomas Elewaut.

Em maio de 2014, Pe. Elewaut. solicitou à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos do Vaticano que concedesse o título de Basílica à Missão.

O sacerdote indicou que este é um momento de grande alegria e honra "e uma forma digna de celebrar o dia de São Boaventura".

"Esta é uma homenagem à nossa grande Arquidiocese de Los Angeles e um reconhecimento do esplêndido trabalho evangélico realizado na missão há mais de duzentos anos", assinalou o Bispo Auxiliar de Los Angeles, Dom Robert Barron.

O anúncio foi feito antes da Missa diária celebrada por Dom Gómez e Dom Barron no jardim da Missão, transmitida pelas redes da nova Basílica para evitar aglomeração de pessoas e o contágio de coronavírus.

A Missão de São Boaventura foi fundada por São Junípero Serra no domingo de Páscoa, 31 de março de 1782, e é a segunda igreja mais antiga dos três condados da Arquidiocese de Los Angeles.

Serra foi um defensor dos nativos e dos direitos humanos, por isso frequentemente discordava das autoridades espanholas sobre o tratamento dos nativos, que lamentaram sua morte em 1784.

São Junípero foi canonizado pelo Papa Francisco durante uma visita aos Estados Unidos em 2015.

Atualmente, a Missão São Boaventura atende a aproximadamente mil famílias católicas e é a primeira igreja da Arquidiocese de Los Angeles a ter o título de Basílica Menor.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: