Sylvestre Marcel Ndongo é um seminarista de Camarões, tem 31 anos e estudou nos últimos quatro anos nas Faculdades Eclesiásticas da Universidade de Navarra (Espanha). Agora retorna ao seu país natal, onde será ordenado diácono e, depois, sacerdote, para o serviço de sua igreja local.

Cresceu em uma família católica de seis irmãos, ele é o terceiro. Estudou no colégio que os Irmãos Maristas têm em sua cidade e depois sentiu um primeiro chamado. “Celebrávamos a Missa todos os dias e eu queria ser como os irmãos maristas, rezar como eles. Depois de vários anos, comecei a me distrair com as meninas e deixei de lado aquele chamado. Eu queria jogar vôlei, ser atleta, porque jogava nas categorias mais altas e entrei na universidade pública para estudar Ciências Políticas”, disse Ndongo à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.

No entanto, no segundo ano da universidade, ficou gravemente doente e permaneceu assim por anos. "Os médicos não sabiam o que ele tinha, disseram que era uma malária muito extrema, mas até hoje não sabemos o que foi", afirmou.

Depois de procurar com a mãe todos os tipos de médicos e gastar muito dinheiro, decidiram pedir à Nossa Senhora a intercessão por sua cura. "Fomos ao santuário da Virgem de Nsimalen e minha cura ocorreu lá".

Foi então que decidiu entregar a sua vida a Deus para agradecer por tudo o que havia feito por ele. "Meu pai não entendeu minha vocação para o sacerdócio, porque tinha outra coisa pensada para mim e passou muito tempo sem falar comigo".

Depois de entrar no seminário em 2011 e passar vários anos lá, seu Bispo o enviou para se especializar na Universidade de Navarra, onde esteve por quatro anos. “Foi uma experiência muito bonita conhecer outras pessoas, outra cultura. Quando cheguei, os primeiros seis meses foram muito difíceis. Não tive dificuldade com meus estudos, mas sim com o idioma, porque não entendia nada e também tive que aprender novos costumes. Enquanto o resto dormia, eu estudava".

Agora retornará a Camarões para ser ordenado diácono e depois sacerdote. "É algo que eu enfrento com paz e serenidade em Jesus Cristo" e enfatiza que gostaria de ser enviado para um "lugar onde Deus é rejeitado" para lhes contar sobre "sua experiência pessoal".

"Os sacerdotes não somos super-homens, mas aprendi que somos instrumentos dos instrumentos. Não há diferença entre o sacerdócio real e o sacerdócio ministerial, apenas as funções", assegurou.

Assegurou que “Jesus Cristo não era politicamente correto, sua palavra nos tira dos lugares onde nos sentimos confortáveis. E isso nos faz descobrir a verdade. O Evangelho toca o coração de todos, onde se necessita”.

Sylvestre Ndongo pôde estudar nas Faculdades Eclesiásticas da Universidade de Navarra (Espanha), graças a uma bolsa de estudos do Centro Acadêmico Romano Fundação (CARF). Mais informações sobre o CARF e como ajudar outros seminaristas para que possam se formar no exterior AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: