Ao presidir a Peregrinação Aniversária de julho no Santuário de Fátima (Portugal), o Bispo Auxiliar do Porto, Dom Vitorino Soares, indicou aos fiéis como a mensagem de Fátima pode ajudar a enfrentar a pandemia de Covid-19, recordando que a Virgem prometeu o triunfo de seu Imaculado Coração.

“Hoje também o quereis dizer a cada um de nós: ‘O meu Imaculado Coração triunfará, o meu Imaculado Coração triunfará!’. No meio desta pandemia, no meio das nossas incertezas; no meio dos nossos sofrimentos;  no meio das nossas dificuldades laborais e econômicas; no meio das nossas inseguranças e medos. Tu, Senhora de Fátima, continuas a dizer-nos: ‘O meu Imaculado Coração triunfará’”, declarou o prelado em sua homilia, na Missa celebrada no Recinto de Oração.

“Todos precisamos de Ti, Mãe, Senhora de Fátima, porque todos somos e queremos ser teus filhos, ouvindo os teus apelos e dando resposta aos teus convites”, disse, segundo o site do santuário mariano.

Além disso, sublinhou que “hoje aqui, neste Santuário, Maria, nossa Mãe, também nos quer ajudar a ser discípulos de Jesus. A escutá-Lo. A encontrarmo-nos com Ele. A segui-Lo. A pôr em prática a sua mensagem”.

Dom Vitorino assinalou também que, “ainda debaixo da nuvem da pandemia, que nos escondeu e nos trouxe incerteza e preocupação, e ainda continua a esconder, a mensagem de Fátima recorda-nos o desafio que a história e a humanidade tanto esquecem: precisamos uns dos outros. Precisamos uns dos outros”.

Ao destacar os pedidos de Nossa Senhora durante a terceira aparição aos três pastorinhos, em julho de 1917, o Prelado questionou: “Queremos sacrificar-nos uns pelos outros? Queremos ser oferenda e oferta, uns pelos outros? Não se trata de sacrifícios de vítimas, ou bodes expiatórios, mas irmãos que por amor se oferecem uns aos outros, nos gestos pequenos do dia a dia”.

Segundo ressalta o site do Santuário, esta é a segunda peregrinação do ano a ser celebrada com o Recinto aberto à participação de peregrinos, depois do período de confinamento imposto pela pandemia, seguindo um formato mais breve, que suspendeu a Missa da Vigília e a própria Vigília durante a madrugada.

Aos peregrinos, Dom Vitorino dirigiu algumas palavras: “A todos vós que participais nesta peregrinação, de forma presencial, que bom, é assim que tem sentido o encontro, o estarmos uns com os outros, não o inventamos, foi Deus, ao fazer-se humano em Jesus Cristo, no seio de Maria, que no-lo ensinou, ao fazer-se encontro com todos. Bem-vindos a este Santuário, à casa da Mãe, Aquela que está sempre convosco, conosco, mesmo que ausentes nesta fase de pandemia”, afirmou deixando uma palavra também àqueles que não puderam estar presentes, mas acompanharam as celebrações pelos meios de comunicação.

“A Palavra de Deus não deixará de gerar vida”

Também no contexto da Peregrinação Aniversária, Dom Vitorino Soares presidiu na noite de domingo,12 de julho, a celebração da Palavra, no Altar do Recinto, quando exortou os fiéis a confiarem na “eficácia” da Palavra de Deus, mesmo frente a situações difíceis como a pandeia de Convid-19.

“Também nós hoje nos interrogamos, diante do contexto de pandemia que vivemos e que a todos nos afeta: situações traduzidas pelas incertezas, inseguranças, pela desconfiança, pelo desemprego, pelas dificuldades financeiras, pelo isolamento… Também nos interrogamos, quando é que isto vai acabar, como será o futuro?”, questionou, ressaltando que “a Palavra de Deus não deixará de gerar vida no povo de Deus e em cada um de nós”.

Durante a celebração da Palavra, os participantes rezaram pelas vítimas da pandemia de Covid-19, “para que a graça e a misericórdia de Deus sejam sua esperança e seu conforto”.

Já nesta segunda-feira, durante a oração dos fiéis, também se rezou “pelas pessoas dependentes de cuidados e pelos seus cuidadores”, bem como por todos os que “sofrem, no corpo ou no espírito, as consequências dramáticas da pandemia”, para que o Senhor “os conforte, anime e inunde de paz”.

Confira também: