Na madrugada deste sábado, 11 de julho, um incêndio danificou gravemente o interior e destruiu completamente o teto da Missão de São Gabriel Arcanjo da Arquidiocese de Los Angeles (Estados Unidos), fundada em 1771 pelo frade franciscano São Junípero Serra.

Segundo o Corpo de Bombeiros de São Gabriel, eles foram alertados por volta das 4h24 e sua equipe chegou logo depois. Após 15 minutos de combate às chamas, o teto do templo começou a cair, um total de 50 bombeiros se juntou e conseguiram controlar o fogo às 6h48.

"É de partir o coração. O teto da missão desapareceu totalmente e o interior, até o altar ficou completamente destruído”, disse ao meio Los Angeles Times o capitão Antonio Negrete, oficial de informação pública do Corpo de Bombeiros de São Gabriel.

O oficial informou que a torre sineira e o museu permaneceram intactos.

Até o momento, as causas do incêndio são desconhecidas pois os investigadores não puderam entrar no edifício já que havia a possibilidade de desmoronamento de mais estruturas. Segundo Negrete, o próximo passo será o ingresso de engenheiros de construção para que averiguem algumas paredes e assim se permita o início das investigações.

 

O Arcebispo de Los Angeles, Dom José H. Gómez, visitou a Missão por volta das 10h para examinar os danos e pedir orações.

"Acordei antes do amanhecer na manhã de hoje com a notícia de que nossa amada Missão São Gabriel, fundada por São Junípero Serra em 1771, estava pegando fogo", disse o Arcebispo na manhã de sábado em sua conta no Facebook.

“Graças a Deus ninguém está ferido. Estou aqui para rezar com as pessoas. O telhado está destruído e há muitos danos na antiga igreja. São Junípero, reza por esta cidade, por este Estado e por este país que ajudaste a fundar”, acrescentou.

 

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: