Católicos latino-americanos se reuniram em Roma para rezar pelos mortos e doentes de coronavírus, COVID-19.

A vigília de oração foi realizada na Basílica de São Bartolomeu, na ilha tiberina, na quinta-feira, 9 de julho, e participaram representantes de pelo menos nove países da América Latina: Brasil, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Peru, México, Equador e Chile.

A oração foi presidida por um sacerdote nascido em El Salvador, Pe. Francisco Guevara, que faz parte da Comunidade de Sant’Egídio.

Nesse sentido, Ugo Cianetti, responsável pelo serviço que Sant’Egídio realiza com os migrantes latino-americanos, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que a Comunidade "tem a América Latina em seu coração há muitos anos" e, de fato, está presente em todos os países que foram representados no momento de oração.

"Na Comunidade de Sant'Egídio, estamos trabalhando a favor dos mais pobres da América Latina, estamos proporcionando alimentos, medicamentos, máscaras e gel antibacteriano para colaborar na prevenção dos contágios da COVID-19", indicou Cianetti.

Além disso, o responsável na Itália pelo serviço com os migrantes latino-americanos da Comunidade de Sant’Egídio explicou à ACI Prensa “estamos recebendo notícias do que está acontecendo lá, dos muitos mortos e do aumento da pobreza, porque muitos deles vivem do trabalho informal, por isso perderam seus empregos”.

Por isso, Ugo Cianetti disse que achava bom organizar um momento "para rezar pelos mortos e pelos pacientes com coronavírus na América Latina" e acrescentou que "as pessoas presentes queriam participar porque acreditam que o Senhor pode proteger e cuidar da vida dos seus seres queridos".

De fato, durante a oração, "cada um deles escreveu em pedaços de papel os nomes das pessoas queridas que estão doentes ou que faleceram, e os nomes foram recolhidos e colocados diante de uma imagem de Jesus”.

"Sabemos que a oração é a arma mais poderosa do cristão e que salvará a vida de cada um de nós", concluiu o organizador desse momento de oração.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: