O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 8 de julho, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP) Pe. Ângelo Ademir Mezzari, religioso da Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus, até então pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Bauru (SP).

Em mensagem por sua nomeação, Pe. Mezzari disse que a acolhe “com muita fé”, “e de coração dei meu assentimento, com tremor e temor, mas sei que é o mesmo Senhor, pelo Sucessor de Pedro, que me convida a continuar servindo com amor e dedicação a sua Igreja, agora na Ordem Episcopal”.

“O Pai sempre surpreende com seu imenso amor e bondade ao confiar em mim e me enriquecer com este dom do ministério episcopal, ‘pois sei em quem acreditei, e estou certo de que ele é poderoso para guardar até aquele dia o bem a mim confiado’ (2 Tm 1, 12)”, afirmou.

“Desde já faço meu o lema que anima o Sínodo Arquidiocesano, pois ‘Deus habita esta cidade: somos suas testemunhas’. Irei de coração aberto, acolhendo o que Deus para mim preparou e servir esta Igreja com generosidade, na missão que me for confiada”, completou.

Por sua vez, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, agradeceu ao Papa Francisco pela nomeação novo Bispo Auxiliar, o qual acolhe “com alegria”.

“Convido toda a nossa Arquidiocese a agradecer a Deus pela nomeação do Pe. Mezzari. Desde logo, rezemos nas intenções do novo Bispo Auxiliar, suplicando ao Espírito Santo que o ilumine e fortaleça para o exercício de sua missão episcopal”, acrescentou.

O novo Bispo Auxiliar de São Paulo, Pe. Ângelo Ademir Mezzari, nasceu em 2 de abril de 1957, em Forquilhinha (SC). Formou-se em Filosofia na Faculdade “Nossa Senhora Medianeira”, em São Paulo, em 1979, e em Teologia no Instituto Teológico Pio XI, na mesma cidade, em 1984.

Em 1989, formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e em 2003 obteve o grau de mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Faculdade “Nossa Senhora da Assunção”, em São Paulo.

Na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus, emitiu sua profissão religiosa em 31 de janeiro de 1981 e foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1984.

Serviu como formador dos estudantes de Filosofia e Vigário paroquial, em Curitiba (1985-1989); formador de estudantes de Teologia e Diretor do Instituto Sócio-Educacional, em São Paulo (1990-2002); Diretor do Instituto de Pastoral Vocacional (1993-2002) e Presidente do Conselho Superior do mesmo Instituto (2005-2010); Conselheiro Provincial (1989-1998); Superior Provincial da Província de “São Lucas” (2002-2010); e Superior Geral em Roma (2010-2016).

Também foi Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social da cidade de São Paulo (2000-2002) e Assessor do Departamento de Vocações e Ministério da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

Confira também: