O corpo de Carlo Acutis, conhecido como ciberapóstolo da Eucaristia, que será beatificado em 10 de outubro deste ano, poderá ser venerado desde o início desse mês no Santuário do Despojamento de Assis (Itália).

Em uma declaração, o Santuário do Despojamento afirmou que "de 1º de outubro de 2020 a 17 de outubro de 2020, é possível 'venerar' o corpo de Carlo Acutis".

O santuário franciscano acrescentou que mais adiante explicarão a modalidade de veneração, mas disse que as consultas podem ser feitas através do e-mail beatificazioneacutis@assisisantuariodellaspogliazione.com.

A vida de Carlo Acutis

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres (Inglaterra), onde sua família viveu por motivos de trabalho. Anos depois, mudaram-se para Milão (Itália).

Recebeu sua Primeira Comunhão aos 7 anos e, desde então, sua vida foi marcada por um profundo amor pela Eucaristia, a qual considerava como "rodovia para o céu".

Participava da Missa todos os dias e também rezava o terço, impulsionado pela sua devoção à Virgem Maria, a qual considerava sua confidente. Além disso, dava aulas de catecismo às crianças e ajudava as pessoas mais necessitadas.

A intensa vida espiritual de Carlo o levou a inventar o que alguns chamaram de um “kit para tornar-se santo”, formado por Missa, Comunhão, Terço, leitura diária da Bíblia, confissão e serviço aos outros.

Acutis também desenvolveu um talento especial para a computação e foi considerado um gênio pelos adultos que o conheciam. Criou exposições virtuais sobre temas de fé, como os milagres eucarísticos em todo o mundo. Fez isso quando tinha 14 anos.

Quando foi diagnosticado com leucemia, Acutis decidiu oferecer seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja Católica. Faleceu em 12 de outubro de 2006, dia da festa da Virgem do Pilar, com apenas 15 anos de idade.

Segundo o site italiano Famiglia Cristiana, antes de saber que estava doente, o jovem gravou um vídeo no qual dizia que, se morresse, gostaria de ser enterrado em Assis.

Em 5 de julho de 2018, o Papa Francisco assinou o decreto reconhecendo as virtudes heroicas de Carlo Acutis, um passo importante em uma causa da beatificação.

Essa aprovação significa que a Igreja reconhece que o servo de Deus viveu de maneira heroica ou notável as virtudes teológicas da fé, esperança e caridade.

O próximo passo é esperar que a Santa Sé reconheça um milagre realizado pela intercessão de Carlo Acutis, para prosseguir com sua beatificação.

Para sua canonização, é necessário que a Igreja reconheça oficialmente outro milagre realizado através da intercessão do jovem italiano.

Frente a alguns rumores sobre o fato de o corpo de Carlo Acutis estar incorrupto, o postulador da causa do venerável se pronunciou.

"Em relação ao estado de conservação do corpo, qualquer julgamento é prematuro, pois as devidas investigações ainda estão sendo realizadas pela equipe médica", disse Nicola Gori em um comunicado datado de 24 de janeiro de 2019 em resposta às informações divulgadas nas redes sociais.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em