O prefeito de Boadilla del Monte, uma cidade no noroeste da Comunidade de Madri (Espanha), ofereceu-se para acolher a estátua de São Junípero removida no último final de semana em San Francisco, Califórnia (Estados Unidos).

A morte de George Floyd nas mãos de um policial nos Estados Unidos causou uma onda de protestos antirracistas sob o nome "Black Lives Matter", que também causou a remoção de estátuas históricas em todo o país, como é o caso de Frei Junípero Serra ou Miguel de Cervantes, considerados por alguns como emblemas da escravidão e do colonialismo europeu.

Uma estátua de São Junípero também foi vandalizada em Palma de Mallorca (Espanha), cidade natal deste santo, na madrugada da segunda-feira, 22 de junho.

Segundo informa o jornal ABC, Javier Úbeda, prefeito de Boadilla del Monte, Madri (Espanha), escreveu à prefeita de San Francisco, London Breed, para oferecer-lhe a custódia da estátua removida de São Junípero.

"Não posso deixar de lhe escrever para mostrar minha mais profunda decepção pelos fatos que ocorreram, mas também para oferecer a disponibilidade do meu município de acolher estes símbolos se na sua cidade não podem ser protegidos com a devida honra e respeito que merecem”, assegurou Úbeda.

Nessa carta, Úbeda também garantiu que a retirada das estátuas é influenciada pelo "radicalismo indígena e pela lenda negra da Espanha".

Em relação ao ataque à estátua de Miguel de Cervantes, pichada com a palavra "bastard" ("bastardo", em português), o prefeito de Boadilla del Monte lembrou que o próprio Cervantes "foi escravizado em Argel por cinco anos", “um cativeiro muito presente em toda obra literária".

E em relação a São Junípero, Úbeda também destacou que esse frade franciscano foi o “pai fundador da Califórnia” e, tomando as palavras do Papa Francisco na canonização deste santo em 2015, lembrou que “procurou defender a dignidade da comunidade nativa, protegendo-a de todos aqueles que abusaram dela”.

"Consciente da grandeza destes dois personagens históricos, arquitetos em parte do que hoje tão orgulhosamente chamamos de civilização ocidental, atualmente mais ameaçada pela ignorância do que por inimigos externos, me coloco à sua disposição", afirmou.

A prefeita de San Francisco também decidiu remover a estátua de Cristóvão Colombo da cidade após um protesto que pretendia jogá-la ao mar.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: