O jornal esportivo italiano "La Gazzetta dello Sport" publicou a carta que o Papa Francisco enviou a Alex Zanardi, ex-piloto de Fórmula 1 e que em 2001 perdeu as pernas em um acidente e que atualmente está lutando entre a vida e a morte após um grave acidente de trânsito, em 19 de junho.

 

Na carta, o Papa Francisco assegura ao piloto que deu um grande testemunho sobre o valor de recomeçar “fazendo da deficiência uma lição de humanidade", segundo informou o Vatican News.

O Papa também assegura sua oração a Alex Zanardi, que está na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Santa María alle Scotte, em Siena (Itália), depois de sofrer um grave acidente de trânsito no município de Piacenza, na última sexta-feira, 19 de junho.

O ex-piloto de Fórmula 1, de 53 anos, perdeu o controle de sua handbike, ou triciclo manual, quando participava da competição Obiettivo Tricolor. Ao perder o controle, invadiu a pista e sofreu uma tremenda colisão frontal com um caminhão em movimento.

Atualmente, está estável, embora no Hospital garantam que "pode ​​haver mudanças repentinas" em seu estado de saúde, uma vez que ele está em "uma grave situação neurológica".

Na carta, o Papa agradece especialmente ao atleta por sua capacidade de inspirar força, mesmo em situações de grande sofrimento.

“Caro Alessandro, a sua história é um exemplo de como recomeçar depois de uma parada repentina. Através do esporte você ensinou a viver a vida como protagonista, fazendo da deficiência uma lição de humanidade. Obrigado por dar força a quem a perdeu. Neste momento doloroso estou próximo a você, rezo por você e sua família. Que o Senhor o abençoe e que Nossa Senhora o proteja”, assegurou o Papa Francisco.

O acidente de sexta-feira, 19 de junho, ocorreu em um torneio beneficente, em um mês em que Zanardi também participa do leilão "We run together", promovido pelo Papa Francisco, a fim de arrecadar fundos destinados aos hospitais de Bérgamo e Brescia, na vanguarda da luta contra a COVID-19.

Para essa iniciativa, Zanardi disponibilizou o traje com o qual ganhou as Paraolimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro.

Confira também: