O Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, completou 75 anos e renunciou ao cargo, mas o Papa Francisco não aceitou sua renúncia e o confirmou como prefeito.

O Cardeal guineense permanecerá à frente desta Congregação vaticana "donec aliter provideatur", ou seja, por agora e até que outras mudanças sejam notificadas.

O próprio Cardeal Sarah anunciou através de sua conta no Twitter a renovação de seu cargo pelo Papa.

 

“Quero agradecer as mensagens recebidas de todo o mundo pelo meu aniversário. Sigamos o caminho com Cristo. Da minha parte, fico feliz em continuar meu trabalho na Congregação para o Culto Divino. Rezemos sempre pelo Papa”, assegurou em um tweet.

O Cardeal Sarah não é o único chefe de dicastério com mais de 75 anos. De fato, seis prefeitos dos nove presentes na Cúria Romana passaram a idade estabelecida pelo Código de Direito Canônico para apresentar sua renúncia.

São eles: Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero, que tem 78 anos; Cardeal Luis Ladaria Ferrer, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Cardeal Giuseppe Versaldi, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais; e o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para a Educação Católica e Prefeito da Congregação para os Bispos; todos eles com 76 anos.

Também têm mais de 75 anos o Penitenciário-Mor, Cardeal Mauro Piacenza, que fará 76 anos em setembro; e o Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, de 77 anos.

Confira também: