Quatro religiosas da Congregação das Irmãs do Preciosíssimo Sangue morreram como "generosas servas do Senhor" e "em um período muito curto de tempo" devido ao novo coronavírus, outras 17 estão infectadas e três aguardam seus resultados.

Em 15 de junho, a Conferência dos Bispos Católicos da África do Sul (SACBC) expressou em uma declaração que “sentimos profunda tristeza pelo repentino falecimento de quatro de suas devotadas irmãs neste período muito curto de tempo".

"As falecidas foram generosas servas do Senhor e, enquanto lamentamos sua perda, expressamos nossa sincera gratidão pelo serviço que prestaram ao povo de Deus por muitos anos", disseram os bispos na mensagem assinada pelo Arcebispo emérito de Pretória, Dom William Slattery.

“As irmãs foram além do horizonte deste mundo para se levantarem no alvorecer da presença de Deus. Foram juntar-se a tantas almas generosas de sua família religiosa que estão com Deus. Queridas irmãs, tenham certeza de contar com as orações da SACBC e de todos os fiéis da Igreja na África do Sul”, acrescentaram.

Os bispos também expressaram suas condolências ao bispo de Umtata, Dom Sithembele Sipuka, diocese na qual as quatro religiosas serviam.

“Expressamos sincera simpatia às Provinciais e às Irmãs da Congregação do Preciosíssimo Sangue e asseguramos a seu bispo, Dom Sithembele Sipuka, a toda a diocese, a nossa proximidade nesta tragédia. Sua perda é sentida não apenas pela Congregação, mas por toda a Igreja da África do Sul”, disseram os bispos.

Em declarações à ACI África, agência do grupo ACI, o Pe. Paul Tatu, encarregado de Comunicação da SACBC, disse que o povo de Deus na África do Sul ainda está em choque após a perda das quatro irmãs.

Pe. Tatu recordou que três das religiosas que morreram estavam se organizando para o enterro de uma das irmãs de sua comunidade, que havia sucumbido ao novo coronavírus, quando receberam a notícia de que também haviam contraído o vírus.

Segundo o Pe. Tatu, uma das irmãs religiosas, que trabalha em um hospital administrado por católicos na diocese, foi colocada em quarentena após testar positivo para a COVID-19.

Diante desse resultado inesperado, “as outras irmãs de sua comunidade foram submetidas aos exames médicos obrigatórios para determinar seu estado de saúde. Alguns resultados foram obtidos no fim de semana e três das irmãs que testaram positivo morreram", acrescentou.

Os testes rápidos descobriram que, além disso, há 17 religiosas da comunidade infectadas, entre jovens e idosas. Há 15 religiosas que testaram negativo para os testes rápidos e três que ainda estão aguardando seus resultados.

As religiosas que faleceram tinham idade avançada. A mais nova tinha 60 anos. Em 8 de junho, faleceu a Ir. Celine Nxopo; em 12 de junho, faleceu a Ir. Maria Cord Wardhor; em 13 de junho, a Ir. Martha Anne Dlamini; em 14 de junho, a Ir. Beautrice Khofu.

Ao confirmar as mortes relacionadas à COVID-19, a presidente da Conferência dos Líderes da Vida Consagrada (LCCL) na África do Sul, Ir. Nkhensani Shibambu, disse que uma das quatro religiosas que morreram foi enterrada na segunda-feira, 15 de junho. Assinalou que estes são os primeiros casos confirmados de morte pela COVID-19 entre as ordens religiosas deste país.

“Durante o fim de semana, recebemos as tristes notícias da morte de quatro irmãs da Congregação do Preciosíssimo Sangue da província de Mthatha, que morreram como resultado de doenças relacionadas à COVID-19. Uma das irmãs foi enterrada na segunda-feira, 15 de junho, e tudo está sendo preparado para o enterro das outras três irmãs, que será realizado no sábado, 20 de junho”, disse a irmã Shibambu.

“Desejamos expressar nossa solidariedade à Congregação e estender nossas mais profundas condolências. Continuamos a rezar por elas e pela diocese de Mthata. Vamos continuar rezando uns pelos outros e pela segurança dos demais durante este período de incerteza”, concluiu.

Publicado originalmente em ACI África. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em