A mãe de Carlo Acutis, o jovem italiano conhecido como "ciberapóstolo da Eucaristia", falecido aos 15 anos com Leucemia e que será beatificado em Assis, onde repousam seus restos mortais, mostrou sua confiança de que “o exemplo de Carlo possa ajudar muitos jovens e muitas pessoas a encontrarem a fé em Jesus e, sobretudo, a importância dos sacramentos, que representam o ponto chave da espiritualidade de Carlo”.

Em declarações concedidas ao Vatican News, a mãe de Carlo Acutis, Antonia Salzano, afirmou que a espiritualidade de Carlo "se baseava sobretudo na Eucaristia, que ele chamava de ‘minha rodovia para o céu’, e era o centro de sua vida".

“Carlo era considerado um gênio da informática porque conhecia os logaritmos, sabia como criar programas e lia textos universitários sobre o assunto. No entanto, o que ele fazia com isso? Não usava esses meios de comunicação para conversar, se divertir ou coisas do estilo”.

Explicou que “seu zelo pelo Senhor e seu amor pelo conhecimento de Jesus o levaram a disponibilizar esses talentos para a realização de um site sobre os milagres eucarísticos e uma exposição sobre esse assunto que percorreu o mundo. Agora está percorrendo toda a Índia e Coreia do Sul, só para citar os dois últimos países”.

Antonia reforçou que "Carlo sabia que Jesus está realmente presente na Eucaristia, mas percebeu que as pessoas precisavam de ajuda para se aproximar do Senhor e, acima de tudo, entender a importância dos sacramentos".

Por outro lado, também em declarações ao meio vaticano, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, explicou as circunstâncias nas quais ocorreu o adiamento da cerimônia de beatificação e a escolha de uma nova data.

"Foi marcada uma data", disse o Cardeal, "depois, já sabemos como aconteceram as coisas por causa da epidemia que não permitia a realização de cerimônias tão importantes. Portanto, junto com o bispo de Assis, concordamos para 10 de outubro”.

“Espera-se que mais pessoas participem da cerimônia naquele período. A cerimônia se realizará apenas dois dias antes do aniversário de sua morte, pois ele morreu em 12 de outubro de 2006", afirmou.

Carlo Acutis, nascido em 1991 em uma família italiana de Londres, dedicou sua vida a promover a adoração eucarística. Sua devoção à Eucaristia e ao Terço o levou a aplicar suas habilidades em computação para fazer exposições virtuais para evangelizar.

Doente de leucemia, ofereceu seu sofrimento pelo Papa e pela Igreja; morreu em 12 de outubro de 2006, quando tinha 15 anos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: