Por ocasião do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Papa Francisco divulgou uma mensagem criticando que as sociedades de hoje não conseguiram dar lugar aos idosos, algo que foi evidenciado durante a pandemia da COVID-19.

Os idosos foram os mais afetados pelo coronavírus, que até agora causou mais de 434 mil mortes em todo o mundo. Muitos dos falecidos são pessoas internadas em casas de repouso.

“A pandemia #COVID19 mostrou que nossas sociedades não estão organizadas o suficiente para dar lugar aos idosos, com justo respeito à sua dignidade e fragilidade. Onde não há cuidado com os idosos, não há futuro para os jovens”, foi a mensagem do Pontífice publicada em seu perfil na rede social Twitter.

 

Desde o início da pandemia, o Santo Padre tem demonstrado repetidamente sua preocupação pelos idosos. Na Missa celebrada na Casa Santa Marta, em 17 de março, pediu para rezar "pelos idosos que sofrem este momento de modo particular, com uma solidão interna muito grande e por vezes com tanto medo".

"Peçamos ao Senhor que esteja próximo dos nossos avôs, nossas avós, de todos os anciãos e lhes dê a força. Eles nos deram a sabedoria, a vida, a história. Também nós nos fazemos próximos deles com a oração", foram as palavras do Papa naquela ocasião.

Também na Missa celebrada em Santa Marta, desta vez em 15 de abril, o Pontífice ofereceu pelos idosos, “especialmente pelos que estão isolados ou nos abrigos de idosos. Eles têm medo, medo de morrer sozinhos. Veem esta pandemia como uma coisa agressiva para eles".

Recordou que “eles são nossas raízes, nossa história. Eles nos deram a fé, a tradição, o sentido de pertença a uma pátria. Rezemos por eles a fim de que o Senhor esteja próximo deles neste momento”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: