Este ano, a Arquidiocese de Niterói que possuí o maior tapete de Corpus Christi da América Latina no município de São Gonçalo vai homenagear o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo com um tapete virtual, nesta quinta-feira, 11.

Tradicionalmente, a solenidade do Corpo de Cristo, que é celebrada pela Igreja Católica em todo o mundo, também é ocasião de unir milhares de pessoas em procissões e na confecção de tapetes com materiais como sal, flores e serragem.    

Até o ano passado, os fiéis passavam a noite e a madrugada montando os tapetes, mas devido à pandemia da COVID-19, o Setor de Comunicação da Arquidiocese de Niterói, em contato com o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, apresentou um projeto para não deixar passar em branco a data e permitir que os fiéis confeccionem virtualmente um tapete de artes, para expressar sua devoção.

Mesmo sem sair de casa, os fiéis das paróquias e comunidades fotografaram seus desenhos feitos em papéis de todo tipo e tamanho. Todo o material que será utilizado para confecção do tapete virtual foi entregue na terça-feira, 9. Os organizadores pediram também, na medida do possível, um vídeo curto, com as identificações dos autores do “Tapete de Corpus Christi Virtual” da Arquidiocese de Niterói.

A apresentação das artes será feita pelas redes sociais, no dia 11, após a Santa Missa, que terá início às 17h (hora do Brasil) e será presidida por Dom José Francisco, na Catedral de São João Batista, de portas fechadas. Após a Eucaristia, haverá uma procissão, da nave central da Catedral para a Capela do Santíssimo, para um momento de Adoração. 

Ao final da transmissão da solene celebração, o Setor de Comunicação exibirá as artes.

Confira mais em: https://arqnit.org.br.

Leia também: