O Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, Arcebispo Paul Josef Cordes, visitou a região do desastre do furacão Katrina, sudeste dos Estados Unidos, para expressar a solidariedade do Papa Bento XVI e de toda a Igreja com as vítimas da tragédia.

A declaração oficial do Pontifício Conselho afirma que "a missão do enviado papal, além de levar um sinal de proximidade espiritual e material de Bento XVI, também procura animar as instituições católicas envolvidas com a ajuda na zona de emergência, além de contribuir e promover a reconstrução da mesma".

No sábado, dia 10, Dom Cordes se reuniu com o Bispo de Baton Rouge (Louisiana), Dom. Robert Muench e com o Padre Larry Snyder, Presidente do Catholic Charities U.S.A – instituição que vem emprestando ajuda aos atingidos–; oferecendo assistência com médios provenientes também do Vaticano.

No domingo concelebraram uma Missa na Catedral do Baton Rouge, em memória dos que pereceram na catástrofe, assim como daqueles que faleceram no atentado das Torres Gemeas de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque.

Mais tarde, a delegação da Santa Sé –que inclui o Arcebispo de Washington, Cardeal Theodore Edgar McCarrick– se reuniu com vários bispos locais da região de Louisiana e com a Governadora, Kathleen Branco. Também visitaram vários dos refúgios nos quais se encontram os desabrigados pela passagem do Katrina.

O Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum chegará hoje a Biloxi, Mississippi, para inspecionar a zona de desastre nesse lugar, antes de viajar a Washington D.C. aonde se reunirá amanhã com as autoridades federais.

De acordo com o Vaticano, a delegação voltará no dia 14 de setembro.