Neste fim de semana, o Arcebispo de Miami, Dom Thomas Wenski, uniu-se a uma paróquia da Pequena Haiti, um dos bairros mais pobres do estado norte-americano, para ajudar a distribuir alimentos para a comunidade haitiana severamente afetada pela pandemia da COVID-19.

A ajuda para aproximadamente 2 mil pessoas foi entregue na missão Notre Dame d'Haiti, onde uma longa fila se formou por horas do lado de fora do portão de pedestres da igreja. Também participaram da distribuição dezenas de voluntários, assim como o pároco Pe. Reginald Jean-Mary e seu vigário, Pe. Youly Jules.

O evento fez parte das distribuições de alimentos que ocorreram na igreja desde o início da crise. A anterior foi realizada em 23 de abril, mas nessa ocasião as pessoas só podiam receber alimentos nos carros.

“Sempre houve uma grande necessidade na comunidade haitiana. Agora, a necessidade é ainda maior devido à pandemia", comentou Dom Wenski ao meio arquidiocesano Florida Catholic.

Entre alguns dos beneficiários estava Fritz Rinnell, que perdeu seu trabalho de motorista de táxi devido à pandemia e que também não tem dinheiro para pagar o aluguel. “Sou casado e tenho quatro filhos, e esta comida nos ajudará. Deus ajudará", disse.

A distribuição de alimentos, que incluía peixe, arroz, frutas, legumes e bebidas, além de itens de higiene, foi patrocinada pelas organizações sem fins lucrativos Curley's House and Farm Share.

Além dessa ajuda, os voluntários de Notre Dame d'Haiti cozinham e embalam refeições quentes todos os sábados na cozinha da paróquia. Depois, distribuem a comida para idosos e outras pessoas em toda a Pequena Haiti.

A comida é a necessidade imediata por enquanto, mas pagar o aluguel será outro desafio para os desempregados. A pandemia afetou de várias maneiras, a primeira necessidade é a comida”, disse Peter Routsis-Arroyo, CEO da Catholic Charities, que também esteve presente no evento de distribuição e vem administrando as doações.

“Encontramo-nos em um local e tempo diferentes, com muitos desafios. Muito dependerá de outros estímulos do governo. Esperamos que a economia se recupere enquanto tentamos retornar a um novo normal, observando as diretrizes dos Centros de Controle de Doenças", acrescentou.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: