O Bispo Auxiliar de Hong Kong, Dom John Tong Hon, celebrou que nos últimos anos os católicos dessa cidade possam exercer a liberdade religiosa de maneira mais plena e adicionou que isso permite aos evangelizadores estrangeiros viajar a esse lugar sem maiores problemas.

Em sua visita à sede central da associação católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Prelado ressaltou que da anexação desse território a China em 1997, “houveram importantes melhora na tramitação de vistos para dezenas de evangelizadores estrangeiros”.

“Interessado-los só devem ter 7 anos de residência em Hong Kong, para solicitar uma permissão de residência permanente, algo que antes de 1997 era impossível”, anotou.

Sobre o trabalho evangelizador da Igreja na cidade asiática, Dom Tong se mostrou bastante otimista porque nos últimos anos sua diocese batizou a mais de quatro mil novos católicos por ano.

Quanto ao futuro da liberdade religiosa na China, o Bispo advertiu que “é possível que os Jogos Olímpicos de 2008 contribuam a uma abertura, embora devamos ser precavidos com nossas expectativas”.

“Eu espero que se amplie um pouco mais a tolerância religiosa. Infelizmente na atualidade, inclusive muitos membros do Partido Comunista chinês já não acreditam no comunismo, mas sim mas bem no dinheiro e em si mesmos”, concluiu.