A primeira basílica estabelecida nos Estados Unidos, localizada em Minneapolis, sofreu danos em meio aos tumultos pela morte de George Floyd, um afro-americano morto por um policial em 25 de maio.

“A Basílica de Santa Maria resistiu a pequenos danos ontem. Ninguém ficou ferido no incidente. Nesse momento, rezamos pela paz e pela cura em nossa cidade”, disse um porta-voz do templo em um comunicado divulgado em 30 de maio.

A igreja basílica foi dedicada em 1914 como uma concatedral da Arquidiocese de Saint Paul e Minneapolis, em Minnesota. Foi elevada a basílica menor pelo Papa Pio XI, em 1926, sendo a primeira igreja do país a receber essa denominação.

As fotos publicadas nas redes sociais parecem mostrar vários bancos danificados pelo fogo dentro do recinto. Embora as imagens correspondam à aparência do interior da igreja, uma porta-voz da basílica disse à CNA - agência em inglês do Grupo ACI - que não podia comentar as fotografias ou verificar sua autenticidade.

Mae Desaire, diretora de comunicações da basílica, disse que a igreja está centrada em rezar pela cidade.

"Nosso dano em comparação ao que está acontecendo na cidade é realmente mínimo e gostaríamos muito de nos centrar nisso", afirmou Desaire.

Desaire disse que o pessoal de segurança da basílica apoiará a investigação policial, assim como a seguradora da igreja para planejar os reparos.

Os edifícios localizados nas chamadas Cidades Gêmeas ou Twin Cities foram queimados ou destruídos, depois que os protestos pela morte de Floyd duraram várias noites com tumultos e saques. Tanto as manifestações pacíficas como os distúrbios se repetiram em outras cidades.

A Basílica de Santa Maria está localizada perto do centro de Minneapolis e a mais de 1,6 km do centro da manifestação.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: