Em um vídeo enviado aos membros da Renovação Carismática Católica Mundial no sábado, 30 de maio, por ocasião da Solenidade de Pentecostes, o Papa Francisco convidou a construir "uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais cristã" quando termine a pandemia de coronavírus.

O Pontífice lembrou que “quando sairmos dessa pandemia, não poderemos continuar fazendo o que estávamos fazendo e como estávamos fazendo. Não, tudo será diferente”.

"Todo sofrimento não terá servido para nada se não construirmos juntos uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais cristã, não de nome, mas na realidade, uma realidade que nos leva ao comportamento cristão", assegurou.

Ele reforçou que "se não trabalharmos para acabar com a pandemia da pobreza no mundo, com a pandemia da pobreza no país de cada um de nós, na cidade onde cada um de nós vive, este tempo terá sido em vão. Das grandes provações da humanidade, dentre elas a pandemia, ou se sai melhor ou pior. Não se sai igual”.

Sobre a Solenidade de Pentecostes, ensinou que “o Espírito se pousa sobre cada um dos discípulos, sobre cada um de nós. O Espírito prometido por Jesus vem para renovar, para converter, para curar cada um de nós”.

“Ele vem para curar nossos medos, quantos medos temos, nossas inseguranças; vem para curar nossas feridas, as feridas que também fazemos uns aos outros; e vem para nos converter em discípulos, discípulos missionários, testemunhas cheias de coragem, de parrésia apostólica, que são necessárias para a pregação do Evangelho de Jesus”. "Hoje, mais do que nunca, precisamos que o Pai nos envie o Espírito Santo".

Explicou que “hoje o mundo sofre, está ferido; vivemos num mundo muito ferido, que sofre, especialmente nos mais pobres, que são descartados. Agora que todas as nossas seguranças humanas desapareceram, o mundo precisa que lhe demos Jesus. Precisa do nosso testemunho do Evangelho, o Evangelho de Jesus. Só podemos dar esse testemunho com a força do Espírito Santo”.

Por fim, assegurou que “precisamos que o Espírito nos dê novos olhos, abra a nossa mente e o nosso coração para enfrentar este momento e o futuro com a lição aprendida: somos uma só humanidade. Não nos salvamos sozinhos. Ninguém se salva sozinho. Ninguém".

Confira também: