O Arcebispo de Chihuahua, Dom José Fernández Arteaga, destacou que durante a visita realizada pelos bispos mexicanos à Papa BentoXVI na última quinta-feira em Castelgandolfo, este os tenha animado a seguir trabalhando pela formação integral dos mexicanos.

Em representação dos bispos mexicanos que viajaram a Roma, o Prelado assinalou que uma das principais preocupações transmitidas ao Pontífice foi a delicada situação de insegurança que vive o México a conseqüência do esquecimento de princípios cristãos fundamentais e a proliferação de todo tipo de violência.

Dom Fernández indicou que outro dos temas tratados na conversação foi o referido à situação política do país de cara às eleições do próximo ano e ao esforço impulsionado pelos bispos para que estes acontecimentos acrescentem entre os mexicanos a solidariedade e o interesse pelo bem comum.

De outro lado, o Arcebispo revelou que o Santo Padre reconheceu que atualmente o México vive um processo de transição e que “o desejo de consolidar um país que reconheça os direitos humanos e os valores culturais, deve encontrar uma resposta iluminadora na ação pastoral da Igreja”.

Finalmente, Dom Fernández manifestou o compromisso de todos os bispos mexicanos de viver em plena comunhão com o Vigário de Cristo e assumir a provocação de “transformar a sociedade como exigência fundamental do seguimento de Cristo”.