O Papa Francisco assinalou que a Solenidade de Pentecostes lembra que "não é hora de estar trancados" e enfatizou que "o Espírito Santo é o fogo que queima os pecados e cria homens e mulheres novos".

Em sua mensagem anterior à oração do Regina Coeli, que presidiu pela primeira vez da janela do Palácio Apostólico do Vaticano e com a presença dos fiéis na Praça de São Pedro neste domingo, 31 de maio, Solenidade de Pentecostes, o Pontífice explicou como o Ressuscitado reuniu os discípulos e fez deles sua Igreja.

“O Evangelho de hoje nos remete à noite da Páscoa e mostra-nos Jesus ressuscitado que aparece no Cenáculo, onde os discípulos haviam se refugiado. Tinham medo ", explicou o Papa.

Jesus está no meio deles e "diz-lhes: 'A paz esteja convosco!' Estas primeiras palavras pronunciadas pelo Ressuscitado são mais do que uma saudação. Expressam o perdão concedido aos discípulos que o haviam abandonado. São palavras de reconciliação e de perdão”.

"Também nós, quando desejamos paz aos outros, estamos dando o perdão e também pedindo perdão", assegurou.

Com essa saudação, “Jesus oferece sua paz precisamente a esses discípulos que têm medo, que custam a acreditar no que viram, ou seja, o sepulcro vazio, e subestimam o testemunho de Maria Madalena e das outras mulheres. Jesus perdoa, perdoa sempre, e oferece sua paz aos seus amigos".

“Perdoando e reunindo em torno d’Ele os seus discípulos, Jesus faz deles uma Igreja, a sua Igreja, que é uma comunidade reconciliada e pronta para a missão. Quando uma comunidade não é reconciliada, não está pronta para missão, está apenas preparada para discutir dentro dela. O encontro com o Senhor ressuscitado dá uma reviravolta na existência dos apóstolos e os transforma em testemunhas corajosas”.

"De fato, imediatamente depois, diz: ‘Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós'. Essas palavras fazem entender que os apóstolos são enviados para dar continuidade à mesma missão que o Pai confiou a Jesus”.

“Não é hora de ficar calado ou chorar pelos bons momentos que passamos com o Mestre. A alegria da ressurreição é grande, mas é uma alegria expansiva, que não deve ser retida para si. É para dar ”.

"É precisamente para animar a missão que Jesus dá aos seus apóstolos seu Espírito". “O Espírito Santo é fogo que queima os pecados e cria homens e mulheres novos; é fogo de amor com o qual os discípulos poderão ‘incendiar’ o mundo, aquele amor de ternura que privilegia os pequenos, os pobres, os excluídos”.

"Nos sacramentos do Batismo e da Crisma recebemos o Espírito Santo com seus dons: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade, temor de Deus".

"Este último dom, o temor de Deus, é precisamente o oposto do medo que antes paralisava os discípulos: é o amor pelo Senhor, é a certeza da sua misericórdia e da sua bondade, é a confiança de poder seguir na direção por Ele indicada, sem que nunca nos falte sua presença e seu apoio”.

“A festa de Pentecostes renova a consciência de que em nós habita a presença vivificante do Espírito Santo; Ele também nos dá a coragem de sair fora dos muros protetores de nossos "cenáculos", dos grupinhos, sem recostar-nos na vida tranquila ou fechar-nos em hábitos estéreis”.

Confira também: