Os profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento novo coronavírus foram homenageados com a iniciativa “Projeções Afetivas”, que, como indica o nome, reproduz fotos e imagens de gratidão do povo capixaba nas paredes do icônico Santuário de Nossa Senhora da Penha, no Espírito Santo.

“A homenagem foi para todos os profissionais da saúde e também a todos que estão nos ajudando a viver esse tempo de pandemia, aqueles que estão saindo às ruas por nós para que possamos ficar em casa”, disse o guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Roberto Pereira, OFM, pelo Canal do Youtube da instituição.

As projeções puderam ser acompanhadas pelas redes sociais do Convento e pelas pessoas que passavam pela 3ª Ponte em seus automóveis. Imagens da própria população também foram projetadas no evento recebendo comentários e reações de milhares de internautas.

“Algumas imagens de pessoas e famílias usando máscaras de proteção também foram escolhidas”, afirmou frei Paulo. A inclusão foi possível por meio da utilização da hastag #ProjeçõesAfetivas. 

“Belíssima iniciativa! Minha irmã me honrou com uma foto e nos emocionamos. Parabéns! Gestos assim nos fortalecem. Que Nossa Senhora continue nos abençoando e protegendo”, afirmou a usuária Vanete M., em sua conta de Facebook.

Segundo informações do site do santuário, “mais de 30 mil pessoas assistiram pelas mídias digitais do Convento, além das pessoas que visualizaram pelos veículos de comunicação que exibiram a homenagem”.

O Convento da Penha é considerado o ponto turístico mais importante do Estado do Espírito Santo e a devoção a Nossa Senhora da Penha completa este ano 450 anos no Brasil, sendo a invocação mariana mais antiga do país.

A iniciativa, realizada com o apoio de empresas parceiras, foi inspirada numa apresentação semelhante feita em abril deste ano no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que foi “vestido de médico” para homenagear profissionais e transmitir mensagens de solidariedade e esperança.

Confira: