Foi um momento breve, mas de grande carga espiritual e simbólica. Pela primeira vez, desde o decreto de medidas para impedir a disseminação do coronavírus, o Santo Padre se assomou à janela do Palácio Apostólico do Vaticano para abençoar e cumprimentar os fiéis reunidos ali para rezar o Regina Coeli.

A última vez que o Papa abençoou os fiéis na Praça foi em 1º de março. Depois, o governo italiano decretou o confinamento da população e outras medidas destinadas a evitar novos contágios por COVID-19, e o Estado da Cidade do Vaticano, em coordenação com as autoridades italianas, decretou o fechamento da Praça de São Pedro.

Desde então, o Santo Padre presidiu a oração do Ângelus e do Regina Coeli, e a Audiência Geral às quartas-feiras, da Biblioteca do Palácio Apostólico, embora no final se assomasse à janela e abençoava uma Praça vazia, sem pessoas.

No entanto, desde 20 de maio passado, a Praça de São Pedro foi reaberta ao público, motivo pelo qual alguns fiéis se reuniram, mantendo a distância de segurança, junto ao Palácio Apostólico, para rezar com o sucessor de Pedro.

Embora o Papa tenha presidido o Regina Coeli na biblioteca, como nestas últimas semanas, quando terminou, se assomou pela janela. Nesse momento, os fiéis reunidos mostraram grande alegria e os sinos da Basílica de São Pedro começaram a tocar.

Francisco acenou para os presentes e os abençoou antes de retornar ao interior dos apartamentos pontifícios.

Confira também: