Ao avaliar a resposta católica à devastadora passagem do furacão Katrina, o Arcebispo de Denver, Dom Charles Chaput, afirmou que “a ajuda dos católicos se dá porque amamos a Jesus Cristo”, e “vemos seu rosto” nos mais necessitados.

Em sua coluna semanal publicada pelo Denver Catholic Register, o Prelado indicou que “os mais necessitados nunca são estranhos”. “Não perguntamos se as vítimas são malaios ou sudanêses, cristãos, hindus, judeus ou muçulmanos. Fazemos nossas obras de caridade porque sabemos que é o correto”, adicionou.

O Arcebispo ressaltou que os americanos, incluídos os de sua própria arquidiocese, estão ajudando a mitigar “o sofrimento humano na África e no Sudeste Asiático desde a década passada”; mas agora com o furacão Katrina têm um novo destino de ajuda.

“Até agora, fazer o correto –o ato generoso– pelas vítimas de desastres envolvia pessoas longínquas em lugares afastados. Isso mudou em 28 de agosto. Agora a necessidade de ajuda a temos aqui mesmo em casa e é tremendamente urgente. Nunca antes tivemos algo semelhante à tragédia do furacão Katrina nos Estados Unidos. A imagem dos refugiados americanos vagando em meio de uma cidade importante destruída, como Nova Orleáns, é totalmente nova”, assinalou Dom Chaput.

O Prelado também manifestou seu desejo de que, com a vontade de Deus “nunca experimentemos a confusão e o sofrimento que vimos nestes dias nos estados da zona afetada”. “Por esse presente da Misericórdia de Deus, precisamos devolver humildade e gratidão. Tudo o que temos, incluindo a vida mesma, é frágil. Pode desaparecer em um momento”, recordou.

“Os eventos destes dias nos convidam a mostrar ao mundo o que o discipulado humano e a verdadeira humanidade significam. Muitos desses irmãos são católicos e necessitam nossas orações. Também necessitam desesperadamente ajuda econômica”, enfatizou o Arcebispo.

Para mais informação sobre como ajudar às vítimas do Katrina se pode visitar

http://www.catholiccharitiesusa.org