Em 20 de maio, faleceu o sacerdote jesuíta Adolfo Nicolás Pachón, que foi Superior Geral da Companhia de Jesus de 2008 a 2016, ano em que renunciou ao cargo e se mudou para o Japão, onde faleceu.

Pe. Adolfo Nicolás nasceu em Palencia (Espanha), em 1936, iniciou o noviciado em 1953 e, aos 24 anos, foi enviado como missionário ao Japão. Desenvolveu sua missão religiosa especialmente na Ásia, entre o Japão e as Filipinas.

Entre os cargos que desempenhou está o de superior da província do Japão, de 1993 a 1999, assim como moderador dos provinciais da Ásia Oriental e Oceania.

Em 19 de janeiro de 2008, foi eleito Superior Geral da Companhia de Jesus no final da 35ª Congregação Geral, substituindo assim o Pe. Hans Peter Kolvenbach, que renunciou ao cargo ao cumprir 80 anos.

O Papa Francisco cumprimentou o Pe. Adolfo Nicolás pela última vez durante sua viagem apostólica à Tailândia e ao Japão em novembro de 2019.

Durante essa visita apostólica e, como é tradição, o Pontífice se reuniu de forma privada com os jesuítas. Embora as reuniões sejam privadas, o conteúdo dos diálogos costuma ser divulgado nos meios de comunicação alguns dias depois. Naquela ocasião, o Papa Francisco afirmou aos membros da Companhia de Jesus que "só na oração" é possível "encontrar forças para enfrentar a injustiça social".

Finalmente, o anúncio da morte do sacerdote espanhol foi comunicado através de uma carta do atual superior geral dos jesuítas, Pe. Arturo Sosa, na qual expressou suas "sinceras condolências à província jesuíta do Japão, à família do Pe. Nicolás, aos jesuítas da Espanha e aos seus muitos amigos ao redor do mundo".

"A vida do Pe. Nicolás foi marcada por intenso serviço e pela disponibilidade serena e grande capacidade de inculturação no Japão", destacou Sosa.

Finalmente, em um artigo publicado no Vatican News, recordaram as palavras do Pe. Federico Lombardi SJ, que destacou que as palavras de Adolfo Nicolás "impulsionaram a renovação da Companhia", ao sintetizar os conceitos de "universalidade" (vocação e missão) e "profundidade" (espiritual e intelectual, em vistas à missão).

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: