Por meio de um rescrito assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, em 11 de maio, o Papa Francisco decidiu que o Centro de Processamento de Dados, que atualmente depende da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, passe para a Secretaria de Economia.

O Centro de Processamento de Dados é o escritório do Vaticano encarregado de gerenciar e administrar os bancos de dados de investimentos e movimentos financeiros.

No breve documento, explica-se que esse movimento dentro da Cúria Romana ocorreu devido à "necessidade de garantir uma organização mais racional das informações econômicas e financeiras da Santa Sé".

O objetivo dessa mudança é também “informatizar os modelos e procedimentos correspondentes, a fim de garantir a simplificação das atividades e a eficácia dos controles, já que são fundamentais para o correto funcionamento dos órgãos da Cúria Romana”.

A Secretaria para a Economia adquire, assim, maiores competências no controle das finanças do Vaticano.

A mudança entrou em vigor nesta quarta-feira, 20 de maio, após a publicação do rescrito no L'Osservatore Romano.

A transferência ocorreu por meio de um Protocolo de Entendimento assinado entre a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica e a Secretaria para a Economia, representadas pelo Presidente da Primeira, Dom Nunzio Galantino, e pelo Prefeito da segunda, Pe .Juan Antonio Guerrero.

Confira também: