Ao final da oração do dominical do Ângeluis, o Papa Bento XVI pediu aos participantes do cume da Organização das Nações Unidas (ONU), que terá lugar entre o 14 e 16 deste mês em Nova Iorque, tomar “medidas concretas” ante os problemas mais urgentes derivados da extrema pobreza, as enfermidades e a fome “que afligem a grande número de povos”.

O Santo Padre recordou que o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, será seu representante nesse cume, “que tratará importantes assuntos relativos à paz mundial, o respeito aos direitos humanos, o desenvolvimento e o reforço da ONU”.

O Pontífice expressou sua esperança de que os chefes de Estado e de Governo reunidos encontrem “soluções idôneas para alcançar os grandes objetivos fixados, em um espírito de concórdia e solidariedade generosa”.

O cume abordará temas como os avanços e dificuldades no cumprimento dos compromissos adotados no Cume do Milênio, no ano 2000, que estabeleceu entre suas metas reduzir pela metade a extrema pobreza no mundo para 2015.

O Vaticano participa da ONU em qualidade de observador permanente desde 1964. Tem o direito de intervir na sessão inaugural da Assembléia Geral junto aos líderes mundiais.