O Esmoleiro Pontifício, Cardeal Konrad Krajewski, elogiou a decisão de diversos funcionários do Vaticano de doar seus salários para aqueles que sofrem devido à pandemia de coronavírus.

Em declarações à CNA, agência em inglês do Grupo ACI, o Cardeal explicou que diversos funcionários do Vaticano doaram o equivalente a um mês de salário, enquanto outros deram um montante que equivale a mais de dois meses. "Foi uma grande resposta que foi muito além do que pensávamos", afirmou.

O Purpurado polonês escreveu, em 6 de abril, aos cardeais, arcebispos, bispos e outros membros da Capela Pontifícia, que assiste o Santo Padre nas celebrações litúrgicas, e os convidou a mostrar solidariedade com um apoio financeiro para aqueles que sofrem por causa do coronavírus.

Desse modo, disse, "estarão intimamente e especialmente unidos ao Pontífice e Bispo de Roma, que preside a 'comunhão universal da caridade'". "O Santo Padre decidirá depois o destino da coleta diante dessa crise sanitária", explicou o Cardeal.

O Esmoleiro Pontifício explicou à CNA que também recebeu algumas doações dos guardas do Vaticano. “Foi uma resposta do coração, porque este é um momento particular. Semana santa durante o coronavírus", acrescentou.

O Cardeal Krajewski disse que o dinheiro será destinado aos pobres do mundo e que alguns fundos já foram usados ​​para ajudar os mais necessitados na Romênia e para enviar respiradores para a Zâmbia, na África.

De acordo com a versão italiana do Vatican News, o Cardeal Krajewski escreveu, em 6 de abri,l aos “superiores eclesiásticos da Cúria Romana, ou seja, cerca de 250 chefes de departamentos, secretários e outros prelados. Todos estão convidados a doar um mês de salário”

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: