A Conferência Episcopal Italiana (CEI) aprovou o envio de 3 milhões de euros para países africanos e outros países pobres, para ajudá-los a superar a emergência de saúde causada pela pandemia de coronavírus e suas consequências econômicas.

Esta ajuda se soma aos 6 milhões de euros que os bispos italianos destinaram para o mesmo fim, em abril passado, e que provêm das contribuições dos fiéis italianos.

Em uma mensagem divulgada pela Conferência Episcopal Italiana, explica-se que a decisão de enviar essa nova ajuda ocorreu quando ficou evidente que "devido à pandemia, a situação já dramática nesses países pode se tornar devastadora".

Por esse motivo, a presidência da CEI encomendou ao Serviço para as Intervenções Caritativas em favor dos países do Terceiro Mundo, e à Cáritas Italiana, “a elaboração de uma estratégia de ação que permita aumentar o número de projetos, selecionando-os dentre os apresentados pelos hospitais e pelas instituições católicas que trabalham no território e que foram consideradas válidas após a primeira manifestação de interesse”.

"As áreas de atuação serão na saúde e na formação. Dada a gravidade das circunstâncias, os projetos financiados devem ser concluídos dentro de três meses após o desembolso da contribuição solicitada”, finaliza o comunicado.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: