O Papa Francisco telefonou para o Patriarca Copta Ortodoxo do Egito, Tawadros II, em 10 de maio, para renovar a promessa de oração diária recíproca que, no atual contexto da pandemia de coronavírus, é mais necessária do que nunca.

A ligação do Romano Pontífice ao Patriarca dos coptas ortodoxos, com quem tem uma amizade profunda, ocorreu para comemorar a visita que o Papa Paulo VI realizou ao Patriarca Shenouda III, em 1973.

Essa visita foi a primeira que um Pontífice realizou ao Patriarca copta e foi um evento histórico no processo de diálogo ecumênico. Para relembrar esse evento, em 2013, durante uma visita de Tawadros II ao Vaticano, instituiu-se o dia 10 de maio como o Dia do Amor Fraterno entre coptas e católicos.

Durante a ligação, segundo a agência vaticana Fides, o Papa Francisco expressou sua proximidade à Igreja Copta, ao Egito e aos egípcios. Os dois líderes religiosos analisaram a atual situação de emergência de saúde e rezaram juntos pedindo a Deus que tenha misericórdia da Igreja, dos crentes e do mundo inteiro.

Eles também falaram sobre a necessidade de encontrar uma data comum a todos os cristãos, para que católicos, ortodoxos, luteranos e outras confissões possam celebrar a Páscoa juntos, que atualmente se comemora em datas diferentes, em função de cada rito.

Confira também: