O líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Jorge Briceño, teria declarado o clero da Colômbia como objetivo militar da associação, segundo altos mandos militares do país.

A agência United Press International (UPI) informou que a ordem de matar o sacerdote Jesus Adrián Sánchez, assassinado em meados de agosto, teria sido dada por Briceño. Notícias Caracol já tinha informado que a morte deste presbítero na província de Tolima, zona centro do país, "de acordo às autoridades se pode atribuir às FARC e é parte da ofensiva militar do grupo contra o clero".

Fontes dos serviços de inteligência locais informaram ao UPI que a posição da guerrilha foi explicada "em um discurso de Briceño... que foi gravado por um guerrilheiro que desertou das FARC".

Segundo a gravação, o líder guerrilheiro afirmou que "todos estes clérigos são agentes do inimigo ou propagadores de uma doutrina que ofusca a mente das pessoas e os tornam inimigos das guerrilhas", antes de pedir a seus homens que "matassem todos os clérigos, sem dizer que fomos nós".

Por sua vez, o Secretário Geral da Conferência Episcopal Colombiana e Bispo de Florência, Dom. Fabián Marulanda, indicou que esta suposta ameaça de Briceño "deve ser analisada porque não se entende por que iria contra aqueles que tratam de aproximar-se os para conversar pela paz".