EWTN, a maior organização de meios católicos do mundo, anunciou hoje que Andrew Walther, um jornalista católico experiente, executivo de meios e defensor dos cristãos perseguidos, foi nomeado presidente e diretor de operações da EWTN News, Inc. e sua nomeação entrará em vigor a partir de 1º de junho.

Walther começou sua carreira nos meios católicos há duas décadas, como jornalista do National Catholic Register. Recentemente, atuou como vice-presidente de comunicações e planejamento estratégico dos Cavaleiros de Colombo.

Como presidente da divisão de notícias, Walther supervisionará as vastas plataformas de meios de comunicação da EWTN que produzem conteúdo em inglês, espanhol, alemão, francês, português e italiano; e que incluem a Catholic News Agency, National Catholic Register, o Grupo ACI, ChurchPOP, assim como a programação de notícias de rádio e televisão da EWTN.

"Além de ser um experiente jornalista católico e executivo de meios, Andrew Walther aporta para este cargo uma experiência única na Igreja global", disse o presidente e diretor executivo da EWTN, Michael P. Warsaw.

“Sua experiência de liderança em operações de comunicações católicas e midiáticas, e seu trabalho prévio em National Catholic Register e EWTN News Nightly, oferecem-lhe a vantagem adicional de conhecer o mundo dos meios católicos e muitas pessoas da família EWTN. Esperamos que ele lidere e fortaleça nossa divisão de notícias”, afirmou Warsaw.

Desde 2005, Walther trabalhou em cargos de responsabilidade nos Cavaleiros de Colombo, onde ajudou a lançar o moderno departamento de comunicações da organização que supervisionava o trabalho com meios de comunicação católicos e seculares. Também colaborou no lançamento de canais e produção de vídeos, e no trabalho de meios globais da organização, especialmente na Europa e no Oriente Médio. Esteve muito envolvido no trabalho caritativo da organização e nos esforços de ajuda em caso de desastres.

Walther organizou e dirigiu o trabalho dos Cavaleiros de Colombo com os cristãos perseguidos no Oriente Médio, fez várias viagens ao Iraque e liderou com sucesso um esforço público para que a perseguição religiosa pelo Estado Islâmico (ISIS) fosse declarada "genocídio" pelo Secretário de Estado John Kerry.

Sua defesa dos cristãos perseguidos e de outras minorias religiosas no Oriente Médio ajudou a moldar a política nas administrações de Barack Obama e Donald Trump, e também ajudou a forjar um consenso legislativo bipartidário em favor dos cristãos perseguidos e outras vítimas do ISIS.

Os esforços de Walther incluíram o trabalho com outros governos e com a ONU, assim como com líderes católicos, ortodoxos, protestantes, judeus e muçulmanos para acabar com a violência e a perseguição e trazer alívio para as comunidades cristãs perseguidas.

"Andrew Walther é um bom amigo e colega de confiança há muitos anos", disse o Arcebispo de Los Angeles, Dom José H. Gomez, que também é presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos e por muito tempo membro do Conselho de Administração da EWTN.

"Andrew é um dos melhores pensadores estratégicos da Igreja e um muito respeitado defensor da liberdade religiosa internacional. Tudo isso lhe servirá como chefe da maior organização de notícias católicas do mundo. Desejo-lhe grande sucesso", disse Dom Gomez.

Enquanto trabalhava em estreita colaboração com bispos, dioceses e organizações católicas na América do Norte, Walther também trabalhou em estreita colaboração com o Vaticano em vários projetos durante o pontificado de Bento XVI e do Papa Francisco.

"A Madre Angélica criou uma rede dedicada à 'promoção da verdade' e as notícias católicas são uma parte vital desta missão", disse Walther. "Estou ansioso para trabalhar com a talentosa e dedicada equipe de jornalistas da EWTN News para fornecer notícias desde uma perspectiva católica e destacar histórias importantes que, de outra forma, poderiam passar despercebidas".

Sobre a EWTN

EWTN Global Catholic Network, fundada em 1980, é a maior rede de meios católicos do mundo. Os 11 canais de televisão da EWTN são transmitidos em vários idiomas, 24 horas por dia, sete dias por semana, para mais de 350 milhões de residências em mais de 145 países e territórios.

As plataformas EWTN também incluem serviços de rádio transmitidos por SIRIUS / XM, rádio por satélite Sky, iHeart Radio e mais de 500 afiliadas nacionais e internacionais de rádio AM e FM; um serviço global de rádio de ondas curtas; vários dos sites católicos, digitais e de redes sociais mais visitados do mundo; EWTN News; assim como EWTN Publishing, sua divisão editorial.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em