A fase diocesana do processo de beatificação da Serva de Deus Emilia Wojtyla e do Servo de Deus Karol Wojtyla, pais de São João Paulo II, começou hoje em Wadowice (Polônia), segundo informa a Conferência Episcopal Polonesa.

A abertura da fase diocesana do processo de beatificação dos pais de São João Paulo II consiste em mostrar que Emília e Karol Wojtyla praticaram as virtudes de maneira heroica, que gozam da reputação de santidade e que, por sua intercessão, o povo pede uma graça ao Senhor.

O postulador da causa é o Pe. Sławomir Oder, que também foi postulador do processo de beatificação e canonização de João Paulo II.

A primeira sessão solene dos tribunais ocorreu nesta quinta-feira, 7 de maio, às 10h30 (hora local), na Basílica da Apresentação da Bem-Aventurada Virgem Maria, em Wadowice.

Depois do início formal do processo, o Arcebispo de Cracóvia, Dom Marek Jędraszewski, presidiu a Santa Missa para o bom andamento e os pedidos das graças através da intercessão dos Servos de Deus.

Breve biografia

Emilia Kaczorowska, que veio de uma família de artesãos, era filha de Feliks Kaczorowski e Maria Scholz.

Nasceu em 26 de março de 1884, em Cracóvia, e foi batizada na Igreja de São Nicolau. Teve oito irmãos e, quando tinha apenas 13 anos, sua mãe morreu.

Karol Wojtyla nasceu em 18 de julho de 1879 em Lipnik, perto de Biała (Polônia), filho de Maciej Wojtyla e Anna Przeczek, em uma família de alfaiates.

Foi batizado na igreja da Divina Providência em Biala. Com dois anos de idade, perdeu a mãe.  Em 1900, foi chamado para servir no exército em Wadowice. Depois de um ano, serviu como cabo e foi direcionado para a Escola de Cadetes de Infantaria de Lviv. Em 1903, completou seu serviço militar no posto de pelotão e conseguiu voltar para casa. No entanto, decidiu que permaneceria no exército como soldado profissional e serviu como suboficial em Cracóvia e Wadowice.

Emilia e Karol se casaram em 10 de fevereiro de 1906, na Igreja de São Pedro e Paulo, em Cracóvia, e tiveram três filhos: Edmund (nascido em 1906), Olga, que morreu pouco depois do nascimento e batismo (1916) e Karol (nascido em 1920), o futuro Papa.

Até 1913, eles moravam na cidade de Krowodrza, depois se mudaram para Wadowice.

Emilia morreu em 13 de abril de 1929, depois de receber os últimos sacramentos na frente do marido, ao lado da cama, e foi enterrada no cemitério Rakowicki, em Cracóvia.

Desde então, Karol, viúvo, cuidou da casa e dos filhos e se mudou com seu filho Karol para Cracóvia, em 1938.

Ele morreu em 1941, aos 63 anos, de insuficiência cardíaca. Está enterrado ao lado de sua esposa.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em