Dom Sayoum Franso agora é Bispo na Etiópia, mas descobriu sua vocação ao sacerdócio graças à vida exemplar de entrega de um missionário da Consolata. O Prelado solicitou orações por todas as vocações, especialmente pelas que surgem nos territórios de missão, e incentivou a ajudar no seu sustento através das obras pontifícias.

No domingo passado, 3 de maio, foi celebrado na Espanha o Dia das Vocações Nativas, data que coincide com o Dia Mundial de Oração pelas vocações.

Neste dia, convida-se a rezar por todas as vocações no mundo e a colaborar com os cerca de 85 mil jovens que respondem ao chamado de Deus nos territórios de missão.

Segundo as Pontifícias Obras Missionárias (POM) da Espanha, "eles são o melhor legado dos missionários e o futuro da Igreja universal".

Nesta situação extraordinária na qual não se pode contar com a coleta das paróquias, POM, organizadora do Dia das Vocações Nativas, fez um chamado para que se colabore especialmente através da oração para manter as vocações nativas que dão solidez às igrejas locais nos territórios de missão.

Em 2019, cerca de 85 mil jovens, 76.759 seminaristas e 8.094 noviços e noviças foram beneficiados com a ajuda da Obra de São Pedro Apóstolo. Este trabalho, que faz parte das Pontifícias Obras Missionárias, canaliza a ajuda de todos os católicos do mundo, para distribuí-las igualmente entre todas as igrejas jovens da África, Ásia, Oceania e algumas áreas da América. Em 2019, o valor arrecadado foi de 18.946.586 de euros em todo o mundo, dos quais 2.486.287,88 de euros saíram do bolso generoso dos espanhóis.

Dom Sayoum Franso é agora Bispo de Hosana (Etiópia), e uma das vocações nativas que pôde entrar no seminário e ordenar-se sacerdote graças ao dinheiro que as POM arrecadam e distribuem através da Obra de São Pedro Apóstolo.

Em declarações à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Dom Franso pediu orações especiais pelas vocações nativas e encorajou a colaborar no sustento dessas obras pontificas: “Por pouco que possam contribuir, sempre será muito. Ajudarão à Igreja universal, inclusive em lugares remotos, como é a aldeia de onde venho na Etiópia. Devem saber que qualquer que seja a sua contribuição, esta dará fruto”.

O caminho de sua vocação esteve profundamente marcado pelo sacerdote espanhol Álvaro Palacios, missionário da Consolata que lhe ensinou a mensagem de Jesus e que, graças ao seu exemplo de dedicação e serviço, despertou nele a vocação sacerdotal.

Na casa dos missionários da Consolata na Etiópia não havia água nem eletricidade. "Lembro-me de acompanhá-los toda semana para poder celebrar a Eucaristia em outra paróquia, a 37 quilômetros de distância a pé ou em mula, muitas vezes sem sapatos, nas estradas", "lá comecei minha vocação, os missionários foram um exemplo para mim", explicou às POM.

Franso entrou para estudar no Seminário menor de Meki e no maior de Adis Abeba, ambos na Etiópia, e ajudados pela Obra de São Pedro Apóstolo.

Também graças à ajuda desta Obra Pontifícia, pôde estudar em Roma e retornar ao seu país. Em 2017, foi ordenado bispo do Vicariato Apostólico de Hosana, na Etiópia.

"Sou fruto dos missionários e das Pontifícias Obras Missionárias", explicou Dom Franso.

Ele também enfatizou à ACI Prensa que, em seu trabalho como Bispo, tenta fazer com que seus fiéis "se sintam como missionários para poder chamar, com o exemplo de nossas vidas, os demais ao discipulado de Cristo".

Também assegurou à ACI Prensa que "até hoje, o exemplo dos missionários na Etiópia, especialmente o dos missionários da Consolata, é muito importante para minha vida espiritual".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em