O tradicional juramento dos novos guardas suíços, que deveria ser celebrado no próximo dia 6 de maio, não ocorrerá devido à emergência de saúde causada pela pandemia de coronavírus e será transferido para o próximo dia 4 de outubro.

No entanto, a deposição da coroa, na qual costumam participar convidados de honra e familiares dos guardas suíços, será realizada de forma privada e com limitação de pessoas, respeitando as normas de higiene e segurança vigentes no Estado da Cidade do Vaticano para evitar contágios de COVID-19.

Além disso, antes da deposição da coroa na Praça dos Protomártires Romanos, será celebrada uma Missa presidida pelo Substituto da Secretaria de Estado, Dom Edgar Peña Parra, na igreja de Santa Maria no Campo Teutônico, dentro do Vaticano.

Todo o evento poderá ser acompanhado ao vivo no site oficial da Guarda Suíça.

Esta cerimônia comemora o sacrifício de 147 guardas suíços mortos em combate em defesa do Papa Clemente VII durante o episódio histórico do Saque de Roma, em 1527, pelas tropas do imperador Carlos V.

Apesar de ser um monarca católico, detentor da coroa imperial do Sacro Império Romano Germânico e da coroa dos reinos espanhóis, o imperador Carlos V entrou em guerra com os Estados Pontifícios pela aliança do Papa com o rei da França, que ameaçava a soberania de Carlos V em seus reinos italianos.

Ao concluir a Missa e a deposição da coroa, os guardas suíços presentes serão condecorados por sua fidelidade no serviço ao Pontífice e à Santa Sé.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: