Ao receber esta manhã em Castelgandolfo ao primeiro grupo de bispos mexicanos em visita "ad limina", o Papa Bento XVI pediu à Igreja no México apostar pela formação integral em todos seus âmbitos para consolidar as instituições e os valores culturais de uma nação “marcada pela presença viva de Jesus Cristo e a mediação de Maria".

Ao iniciar seu discurso o Papa refletiu sobre a identidade cultural católica do México ressaltando que "a nação mexicana surgiu como encontro de povos e culturas cuja fisionomia ficou marcada pela presença viva de Jesus Cristo e a mediação de Maria".

“A riqueza do ‘Acontecimento Guadalupano’ uniu em uma realidade nova a pessoas, histórias e culturas diferentes, através das quais o México foi amadurecendo sua identidade e sua missão”, precisou o Santo Padre.

Também assinalou que “os profundos desejos de consolidar uma cultura e umas instituições democráticas, econômicas e sociais que reconheçam os direitos humanos e os valores culturais do povo devem encontrar um eco e uma resposta iluminadora na ação pastoral da Igreja".

Ao dirigir-se aos prelados encabeçados pelo Arcebispo de Chihuahua, Dom José Fernández Arteaga, o Pontífice disse que "hoje o México vive um processo de transição caracterizado pela aparição de grupos que, às vezes de maneira mais ou menos ordenada, procuram novos espaços de participação e representação. Muitos deles procuram com particular força a reivindicação em favor dos pobres e dos excluídos do desenvolvimento, particularmente dos indígenas".

Ao aprofundar na relação entre a Igreja e a cultura no México, Bento XVI sublinhou que "a Igreja no México reflete o pluralismo da sociedade mesma, plasmada em muitas e diversas realidades, algumas muito boas e prometedoras e outras mais complexas. Diante disso, e no respeito das realidades locais e regionais, os bispos têm que favorecer uns processos pastorais orgânicos que dêem um maior sentido às manifestações derivadas de uma mera tradição ou costume".

“Por nos encontrar em uma nova cultura marcada pelos meios de comunicação social, a Igreja no México tem que aproveitar, a este respeito, a colaboração de seus fiéis, a preparação de tantos homens de cultura e as oportunidades que as instituições públicas concedam em matéria de ditos médios. Pôr o rosto de Cristo nesse ambiente mediático requer um sério esforço formativo e apostólico que não pode adiar-se, necessitando também para isso a contribuição de todos".

Formação integral: laicado

Em sua intervenção, o Santo Padre se referiu à necessidade da formação integral em todos os âmbitos da Igreja".

A respeito, assinalou como uma prioridade aos jovens, já que ao abandonar a comunidade eclesial depois dos sacramentos de iniciação, "encontram-se ante uma sociedade marcada por um crescente pluralismo cultural e religioso”.

“Além disso, enfrentam-se, às vezes muito sozinhos e como desorientados, a correntes de pensamento segundo as quais, sem necessidade de Deus e inclusive contra Deus, o homem alcançaria sua plenitude através do poder tecnológico, político e econômico. Por isso se vê a necessidade de acompanhar aos jovens e convocá-los com entusiasmo para que, integrados de novo na comunidade eclesial, assumam o compromisso de transformar a sociedade como exigência fundamental do seguimento de Cristo".

"Deste modo –acrescentou o Papa–, as famílias requerem um acompanhamento adequado para poder descobrir e viver sua dimensão de "igreja doméstica". O pai e a mãe precisam receber uma formação que lhes ajude a ser os "primeiros evangelizadores" de seus filhos".

Do mesmo modo, o Pontífice ressaltou como sinal da riqueza eclesial mexicana “a existência de mais de quatrocentos Institutos de vida consagrada, sobre tudo de mulheres e muitos deles fundados no México, que evangelizam em todo o país e nos diversos ambientes, culturas e lugares”.

Além disso, o Papa sublinhou uma “maior participação dos fiéis leigos através de diversas iniciativas que põem de manifesto sua vocação e missão na sociedade” e pôs de relevo a “presença crescente de movimentos leigos nacionais e internacionais que promovem a renovação da vida matrimonial e familiar, assim como uma maior vivência comunitária”.