O Senado de Califórnia se converteu ontem à noite no primeiro corpo legislativo dos Estados Unidos em aprovar as uniões homossexuais no país. Com esta aprovação, só fica que o Governador, Arnold Schwarzenegger, promulgue a lei AB 849 que autoriza as uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Esta lei foi passada por 41 votos contra 35. Karen England, do Capital Resource Institute, comentou que “este é um dia triste para as famílias de Califórnia já que os mesmos alicerces da unidade familiar estão sendo redefinidos e destruídos. Os legisladores estão demonstrando que se preocupam mais por aproximar-se de um grupo adulto identificado só pela sua opção sexual, em vez de promover às famílias saudáveis pelo bem de seus meninos”.

Bill May, chefe do grupo Catholics for the Common Good, lamentou a aprovação e assinalou que “ontem à noite, a Assembléia Californiana deu as costas aos meninos de Califórnia e às futuras gerações ao aprovar uma lei para uns quantos, tratando de redefinir o matrimônio como uma relação para o benefício de dois adultos que a consentem, em lugar de ser uma instituição que garanta aos pequenos um pai e uma mãe que lhes permita criar raízes na vida”.

“Também deram as costas à vontade dos eleitores de Califórnia, que aprovaram a Proposição 22, ‘lei de defesa do Matrimônio’, que foi passada por 61 por cento dos votos no ano 2000”, acrescentou.

Atualmente uma corte de apelações avalia os argumentos de uma corte de categoria inferior que poderia proibir os “matrimônios” de pessoas do mesmo sexo em Califórnia.

Do mesmo modo, muitos grupos pró-família começaram a trabalhar em iniciativas que permitam uma emenda na Constituição do Estado no próximo ano, para permitir unicamente os matrimônios constituídos por um homem e uma mulher.