Duas paróquias católicas no estado do Alabama (Estados Unidos) estão oferecendo confissões aos fiéis de seus próprios veículos, para cumprir as diretrizes de distanciamento social impostas durante a pandemia de coronavírus.

Pe. Douglas Vu, que dirige as paróquias de St. Barnabas e Our Lady of Lourdes, em Birmingham, abriu um ministério de confissões estilo autosserviço para que seus fiéis possam se sentir seguros e pratiquem a sua fé durante a pandemia.

Em sua conta no Facebook, Pe. Vu explicou que as pessoas devem "permanecer no veículo o tempo todo", "os carros devem estacionar paralelos entre si", "se aproximar da janela quando estejam disponíveis" e "manter uma distância mínima de quase dois metros entre o seu carro e o carro do sacerdote”.

Também indica que os sacerdotes devem usar máscaras e sentar em seus próprios carros.

Pe. Vu atualiza toda semana os horários de confissão através de suas redes sociais no Twitter e Facebook.

Em outra mensagem, o presbítero assinalou que ambas as paróquias estão abertas todos os dias das 7h às 19h para visitas e orações privadas.

“Os desinfetantes para as mãos estão disponíveis nas entradas. Por favor, não mais que 10 pessoas dentro da igreja ao mesmo tempo e mantenha uma distância social de 6 pés (ou 2 metros) de distância", indicou.

Além disso, o Pe. Vu realizou muitas outras iniciativas ao longo da quarentena. Entre elas, transmissões diárias e ao vivo das Missas, bem como transmissões de adorações ao Santíssimo Sacramento, adorações à Santa Cruz, Via-Sacra e também as celebrações da Semana Santa.

No Domingo de Ramos, deixou ramos de oliveira na parte de trás de sua paróquia para que os fiéis pudessem pegar de seus carros. Outros dias, realizou adorações eucarísticas no exterior da paróquia, para que os fiéis pudessem se aproximar, estando dentro de seus carros, e acompanhar Jesus Eucaristia.

Esse estilo de confissão também ocorreu em igrejas em outros estados como Utah ou Maryland.

Nos Estados Unidos, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins na tarde de 15 de abril, a pandemia já matou 26.950 vidas e totaliza 613.187 casos positivos. No estado do Alabama, existem 3.811 casos confirmados e 73 mortes devido à doença viral, segundo o  Alabama Department of Public Health.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: