A Prefeitura de Milot (Haiti) anunciou com pesar nesta segunda-feira, 13 de abril, que uma igreja emblemática de mais de 200 anos e um dos poucos locais declarados Patrimônio Mundial no país, foi destruída por um incêndio.

Segundo informou o Prefeito de Milot, Henry Claude Télémaque, o incêndio destruiu a cúpula e os objetos dentro no interior Igreja da Imaculada Conceição, com exceção de alguns bancos que conseguiram remover a tempo da construção em chamas.

 

A igreja, localizada no Parque Histórico Nacional-Ciudadela, foi construída entre 1810 e 1813 por decisão de Henri Christophe, herói da Guerra da Independência do Haiti e autoproclamado Rei Henri I, em 1811.

A cúpula da igreja é considerada um dos monumentos mais famosos do Haiti e foi restaurada de emergência em 2018, devido a grandes buracos que ameaçavam derrubar a estrutura.

Além disso, Télémaque assinalou que, infelizmente, ainda não se sabe o que originou o incêndio, que consumiu o templo nas primeiras horas da madrugada, deixando apenas a estrutura circular.

A comunidade recebeu a noticia com tristeza, dado que, esta igreja é uma das poucas estruturas do país declaradas como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

 

“É um tesouro perdido para as gerações presentes e futuras. Com mais de 200 anos de história, a igreja real continuará sendo uma fonte insubstituível de inspiração”, disse Pilar Alvarez, representante da UNESCO no Haiti, em uma mensagem publicada no Twitter da organização.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: