A Conferência Episcopal Italiana (CEI) informou ter realizado uma doação extraordinária de 2 milhões de euros, provenientes do imposto que os cidadãos destinam à Igreja, para apoiar indivíduos e famílias em situações de pobreza ou necessidade, assim como organizações da Igreja e associações que trabalham para superar a emergência do coronavírus.

Em um comunicado de imprensa, a CEI explica que apresentou essa doação extraordinária, essencialmente destinada à manutenção, reparo ou restauração de edifícios de culto, para "enfrentar as consequências econômicas, sociais e de saúde do COVID-19".

“Destes, 156 milhões serão distribuídos agora proporcionalmente entre todas as dioceses. O desembolso será realizado no final do mês de abril e se compromete a utilizar estes recursos antes de 31 de dezembro de 2020”, destaca o comunicado.

"Os relatórios, que devem ser enviados à Secretaria Geral da CEI antes de 28 de fevereiro de 2021, seguirão o ditado da concordata (Lei 222/85) e os critérios de transparência, reforçados pela Assembleia Geral de maio de 2016", continua a mensagem.

Em 4 de abril, a CEI informou ter destinado seis milhões de euros para ajudar os países africanos e outros países pobres diante da crise causada pela pandemia.

Esta decisão ocorreu alguns dias após outras intervenções extraordinárias do Episcopado, no total de 16 milhões de euros destinados a enfrentar a emergência de saúde.

Até o momento, os mortos na Itália chegam a 17.669 e 95.262 pessoas estão doentes.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: