O Papa Francisco pediu neste Quinto Domingo da Quaresma, 29 de março, um “cessar-fogo global” em todos os conflitos do mundo devido à emergência sanitária pelo coronavírus COVID-19.

O Santo Padre fez este chamado como resposta ao pedido do Secretário Geral da ONU que solicitou um “cessar-fogo global e imediato em todos as partes do mundo”.

“Uno-me a todos os que acolheram esse apelo e convido todos a segui-lo, interrompendo todas as formas de hostilidade bélica, favorecendo a criação de corredores para ajuda humanitária, abertura à diplomacia, a atenção àqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade”, disse o Pontífice.

Também desejou que “o esforço conjunto contra a pandemia possa levar todos a reconhecer nossa necessidade de fortalecer os laços fraternos como membros de uma única família humana”.

Em particular, que “desperte nos responsáveis das Nações e nas outras partes envolvidas, um renovado compromisso em superar as rivalidades. Os conflitos não são resolvidos por meio da guerra! É necessário superar antagonismos e os contrastes, mediante o diálogo e uma construtiva busca da paz”.

Do mesmo modo, o Papa assegurou que, “neste momento, meu pensamento se dirige de maneira especial a todas as pessoas que sofrem a vulnerabilidade de serem forçadas a viver em grupo: casas de repouso, quartéis...”.

De modo especial, “gostaria de mencionar as pessoas nas prisões. Li um relatório oficial da Comissão de Direitos Humanos que fala sobre o problema das prisões superlotadas, que poderiam se tornar uma tragédia. Peço às autoridades que sejam sensíveis a esse grave problema e de tomar as medidas necessárias para evitar futuras tragédias”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: