A Presidência da República da França informou sobre a libertação de três missionários franceses e um iraquiano que foram sequestrados em Bagdá (Iraque), em 20 de janeiro.

"O Presidente da República felicita a libertação dos nossos três compatriotas, Antoine Brochon, Julien Dittmar, Alexandre Goodarzy e do iraquiano Tariq Mattoka, todos trabalhadores da ONG SOS Chrétiens d'Orient (SOS Cristãos do Oriente)", assinala o comunicado do governo francês publicado em 26 de março.

"Todos foram sequestrados em Bagdá”, em 20 de janeiro de 2020.

“A França fez todos os esforços para alcançar esse resultado. O presidente da República expressa sua gratidão a todas as autoridades iraquianas por sua cooperação”, afirma a nota.

Por sua vez, a ONG SOS Chrétiens d'Orient expressou sua alegria pela "libertação desses quatro amigos" e agradeceu "às autoridades francesas por seu trabalho, assim como às autoridades iraquianas".

"A SOS Chrétiens d'Orient também quer cumprimentar e agradecer todo o apoio recebido com um incrível movimento de orações e solidariedade", acrescenta.

Os missionários foram sequestrados em janeiro, quando Bagdá foi cenário de protestos contra o regime e contra a presença de tropas estrangeiras no Iraque.

Embora tivesse várias teorias sobre o sequestro, nenhuma foi confirmada de maneira oficial. Uma delas afirmava que teriam sido capturados por um grupo extremista muçulmano xiita.

O desaparecimento dos quatro colaboradores ocorreu após uma reunião no final da tarde de 20 de janeiro, em Bagdá. Segundo SOS Chrétiens d'Orient, foi feita uma tentativa de entrar em contato com eles na terça-feira, 21 de janeiro, sem sucesso, e um dia depois o desaparecimento foi confirmado.

A organização indicou que seus colaboradores estavam na capital iraquiana para renovar seus vistos e monitorar o registro de trabalho da associação com as autoridades locais.

Também estavam acompanhando os projetos da organização no Iraque, incluindo a abertura de uma nova escola.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: