O Papa Francisco doou 30 respiradores para que sejam distribuídos em hospitais que atendem doentes de coronavírus, uma pandemia que infectou mais de 74.300 pessoas na Itália e provocou a morte de mais de 7.500.

A Esmolaria Apostólica informou que na tarde de quinta-feira, 26 de março, “o Santo Padre confiou 30 respiradores, comprados nos dias passados”, para que sejam doados “a alguns hospitais nas áreas mais afetadas pela pandemia de COVID-19".

Os centros de saúde que receberão os respiradores serão determinados nos próximos dias, indicou em seu comunicado divulgado em 26 de março.

Desde a aparição do vírus na província chinesa de Wuhan em janeiro, o Papa Francisco expressou sua proximidade com as pessoas afetadas por esse novo tipo de coronavírus.

Da mesma forma, exortou os sacerdotes a levarem os sacramentos a essas pessoas e convocou dias de oração pelo fim da pandemia, como a oração do Pai-Nosso, em 25 de março. Na semana passada, uniu-se à oração do Santo Terço convocada pelos bispos italianos e hoje concederá a bênção Urbi et Orbi da Praça de São Pedro.

Francisco também doou recentemente cerca de 200 litros de leite para as pessoas necessitadas de Roma e que foram afetadas pelas medidas restritivas emitidas pelas autoridades para conter a propagação do COVID-19.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo coronavírus infectou mais de 460 mil pessoas, das quais mais de 20.800 morreram.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: