A diretora e encarregada de segurança da Bethlehem Girls High School, em Lagos (Nigéria), Ir. Henrietta Alokha, morreu ao salvar um grupo de alunas que escapavam de um incêndio provocado pela explosão de um botijão (tanque) de gás.

Pelo menos 17 pessoas morreram no domingo, 15 de março, como resultado da explosão que ocorreu depois que um caminhão colidiu com uma usina de gás localizada perto da escola.

“Ir. Henrietta Alokha SSH e outros membros da equipe morreram pagando o preço supremo, depois de ajudar suas alunas a ficarem seguras. Que suas almas descansem em paz”, escreveu o Arcebispo de Lagos, Dom Alfred Martins, em uma declaração datada de 16 de março.

A religiosa ajudou as alunas a saírem da escola, afetada pelo acidente, antes de cair o teto do ambiente onde participavam da Missa. O Arcebispo explicou que o sacerdote que presidia “ajudou a salvar as alunas e conseguiu sair seguro”.

Algumas estudantes ainda estão hospitalizadas, enquanto outras já receberam alta e estão com suas famílias.

"Queremos deixar claro que todas as alunas estão seguras", explicou o Arcebispo sobre a escola de ensino médio frequentada por mais de 250 estudantes.

O Prelado também agradeceu às instituições governamentais e não governamentais que ajudaram a enfrentar esta tragédia "por sua resposta rápida, o que garantiu que a situação não piorasse".

"Queremos encomendar, junto com as famílias, todos aqueles que morreram neste incidente", afirmou o Arcebispo, que ofereceu suas orações pelas vítimas fatais.

“Rezamos pelo descanso das almas daqueles que partiram e pela rápida recuperação dos feridos. Pedimos ao Senhor que seja providente com aqueles que perderam suas propriedades neste triste evento", continuou o Prelado.

"Nossa oração neste momento vai para que o Senhor conceda descanso eterno aos fiéis que partiram e fortaleça a todos com a capacidade de superar os efeitos deste desastre", concluiu o Arcebispo.

Estima-se que 100 casas foram afetadas pelo incêndio e pela explosão.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: