Sete Museus Vaticanos podem ser visitados virtualmente a partir de casa, já que estão temporariamente fechados ao público devido à emergência do coronavírus.

O Vaticano, em coordenação com o governo da Itália, determinou o fechamento preventivo dos Museus Vaticanos, do Escritório de Escavações, do Museu das Vilas Pontifícias e dos centros de museus das Basílicas Pontifícias de 9 de março até 3 de abril de 2020, para impedir a rápida propagação do COVID-19.

"As coleções pontifícias continuam estando disponíveis com um único clique em computadores, smartphones e tablets" para que, apesar da pandemia, seja possível continuar compartilhando com o mundo “a beleza atemporal de tantas obras-primas”.

O site oferece sete visitas virtuais: da Capela Sistina ao Museu Pio Clementino, do Museu Chiaramonti ao "Braccio Nuovo", das Salas de Rafael à Capela Niccolina e à Sala Claroscuros. O visitante cibernético pode explorar cada museu, movendo-se em todas as direções e concentrando-se inclusive nos mínimos detalhes das obras individuais, reproduzidas em alta definição.

Da mesma forma, todos os dias a conta oficial de @vaticanmuseums  no Instagram oferece detalhes das obras-primas do Vaticano acompanhadas de breves legendas que ajudam a entender a história e o significado de muitas obras, mais ou menos conhecidas.

A COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus, cujo surto começou em Wuhan (China), em 2019, e se espalhou para países de todos os continentes a ponto de ser declarada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março.

A Itália é atualmente o novo epicentro da pandemia, depois de ter sido freada na China. Isso significa que o país europeu é o mais afetado pelo vírus no mundo e é o maior centro de disseminação, apresentando 31.506 casos confirmados de pessoas infectadas, relatando 2.503 mortes e 1.045 pessoas recuperadas da doença.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: